TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

HISTORIA DA EDUCAÇÃO

Exames: HISTORIA DA EDUCAÇÃO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/9/2013  •  2.925 Palavras (12 Páginas)  •  268 Visualizações

Página 1 de 12

MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO ESCOLAR NO BRASIL CONTEMPORÂNEO

INTRODUÇÃO

A disciplina História da Educação é importante à medida que fornece aos estudantes dessa disciplina do curso de pedagogia material histórico que permite aos alunos analisar o processo de implantação da educação escolar em território brasileiro. Assim conforme se estuda a História da Educação percebem-se as mazelas praticadas para com este assunto no Brasil, de maneira a explicar porque em pleno século XXI, o Brasil ainda apresenta tantas dificuldades no que diz respeito ao estabelecimento de um sistema modelo educacional próprio, capaz de fazer com que os alunos desde as series iniciais até o ensino médio consigam ter continuidade de seus estudos sem que estes sejam interrompidos na segunda fase do ensino fundamental.

Logicamente lendo os fatos ocorridos na história nos mostram que a educação quanto levada a sério pelo seu governo pode trazer grandes avanços sociais, um exemplo disso é o fato do planeta estar dividido em países considerados desenvolvidos e países em via de desenvolvimentos, este último em geral apresentam baixo investimento na educação, contando como fator histórico para explicar seu atraso tecnológico e de pesquisa frente aos demais países considerados ricos e desenvolvidos.

À medida que se estuda a História da Educação Brasileira e que se busca aprender a historicidade na área educacional compreende-se que no período colonial, a educação tinha como objetivo principal cunho missionário de evangelizar os nativos, e manter a moralidade e os bons costumes da igreja católica entre os colonos. Principalmente após as contra reforma, e com a expansão da igreja protestantes que confrontava os dogmas da igreja católica, conquistas novas fieis era prioridade e a única maneira de conseguir com que os nativos se convertessem a sua fé, por isso os padres os catequizaram ensinando ler e escrever.

A partir deste fato compreende-se que desde o inicio da colonização a educação não era prioridade nestas terras para contribuir no sentido de evoluir, de ganhar conhecimento e passar adiante, de maneira a elevar o país a outro nível social. A educação era um meio de domesticar os nativos, de atender aos propósitos da igreja em aumentar seu numero de fieis e levar sua crença a outros povos, ao Novo Mundo.

Por isso, poucos investimentos foram feitos no sentido de melhorar a educação brasileira, de se estabelecer um modelo educacional que atendesse as necessidades do país, mesmo após a constatação de que seu nível educacional ser considerado ruim nada se fez para elevar o nível educacional e assim criar um sistema educacional que pudesse garantir ao Brasil uma evolução gradativa e constante capaz de atende as necessidades educacionais do país à medida que este crescia em termos populacionais.

Diante das seguintes pontos abordados anteriormente se propõe pesquisar a seguinte problemática: Porque o Brasil não dispõe de um sistema de ensino que garante qualidade as escolas públicas brasileiras?

Para esta questão a hipótese que se levante é de que: A deficiência de um sistema educacional próprio e bem estabelecido se deve a falta de investimentos no ensino brasileiro.

Assim ao desenvolver o trabalho tem-se como objetivo relatar uma parte história da educação no Brasil através dos colégios fundados desde o período colonial, imperial e republicano.

Os objetivos específicos do trabalho são: descrever a relação da historia com nossa própria historia; delinear,,,,,, sobre a educação no Brasil no período colonial pela igreja católica; Abordar os principais colégios, escolas e universidades, institutos criados nos período colonial, império e republicano.

As questões a serem abordadas neste trabalho podem servir como maneira de analisar o passado da educação brasileira e olharmos para esse fato, utilizando-o como parâmetro para compararmos as melhorias já alcançadas, as reformas já efetuadas. Neste sentindo, o sistema educacional brasileiro caminhou em busca de melhorias e os fatos registrados nos contam os detalhes desse processo.

“Somos feitos de tempo” A escrita sobre a preservação da memória histórica e a reconstituição do passado.

Historicamente, os estudos científicos e históricos demonstram que desde que surgiram os seres humanos tem passado por constantes processos de mudança, isso mostra que a raça humana é um ser histórico, pois suas ações e pensamentos ao longo do tempo mudaram, evoluíram à medida que foram observando o ambiente em sua forma e a maneira como este modificava se reproduzia, levando os seres humanos a compreenderem a forma como a natureza se equilibrava através de sua forma de reprodução e continuidades das espécies.

A partir da observação, os seres humanos começaram a evoluir, iniciando-se o processo de produção agrícola, a domesticação de animais, passando há ter mais tempo a dedicar a outras atividades, esse processo evolutivo permitiu o seu estabelecimento em um determinado lugar, geralmente situado próximo a rios, onde obtinha água, alimentos como peixe e ainda podiam a exercer suas atividades cotidianas de caça e pesca. Com o tempo livre, os seres humanos desenvolveram outras habilidades além da caça, pesca e coleta de frutos, como fazer cerâmicas, tecer vestimentas e etc.

A experiência da vivência coletiva permitiu que se desenvolvessem outras habilidades, e esse processo de formação de conhecimentos sempre foi transmitidos de geração a geração pelos nossos antepassados, sendo esta uma forma de educação, onde se destaca a arte de ensinar e aprender costumes, hábitos, técnicas de sobrevivência.

Deste modo, as gerações assimilaram a herança cultural dos antepassados e estabeleceram projetos de mudanças (ARANHA, 2006). Essa assimilação ocorre porque estão inseridos no tempo: de maneira que o presente não se esgota na ação que se realiza, mas adquire sentido pelo passado e pelo futuro desejado.

Pode-se observar que a natureza humana esta em constante mudança de conceitos e ate mesmo estabelecendo tabus. Então ao longo dos milhares de ano em que os seres humanos evoluíram não se pode estabelecer uma natureza humana universal e eterna. Na pratica social, o ser humano e sua natureza encontram-se mergulhados num contexto histórico-social concreto, que determina suas características e modo de ser conforme seus modos culturais e costumes, e a educação participa ativamente desse processo de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.6 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com