TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

HISTORIA DA EDUCAÇÃO

Monografias: HISTORIA DA EDUCAÇÃO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/5/2014  •  2.552 Palavras (11 Páginas)  •  286 Visualizações

Página 1 de 11

INTRODUÇÃO.

Pretendemos nos aprofundarmos no estudo da historia da educação e pedagogia , sabendo que sem o conhecimento da importância e das riquezas de detalhes “desta” historia; impossível será, sermos educadores na essência da palavra e da vontade. Pois esta historia vem descrevendo fatos relevantes sobre o nascer, crescer e a necessidade da educação em nosso País; sabemos que a historia da educação e pedagogia será escrita e reescrita, sempre, talvez de formas diferente, uma vez que a Miscigenação é fator que predomina em nossa terra.

Mais bastante proveitosa esta necessidade de conhecer e aprofundar para que possamos de forma cronológica também saber fazer o nosso modo de contar e aprender aqui citaremos a escritora Maria Carolina Bovério Galzerani, que em seu artigo nos faz ver de forma concisa o que é este aprofundar.

“Refiro-me às acepções de memória, em relação às quais proponho que detenhamos os nossos olhares, neste momento”.

A Origem da Educação Escolar no Brasil

Surgiu no nosso grupo à curiosidade em saber quando começou o ensino e dai descobrimos que as primeiras formas de ensino surgiram aproximadamente a 4.000 a.C, com os Sumérios que se estabeleceram ao norte do Golfo Pérsico. Seu legado e sua importância à humanidade têm como referencial o período por volta de 3.200 aC. pois já tinham uma escrita construída com desenhos, mais primitiva que a dos egípcios (hieróglifos).

Mais falando da nossa educação, vemos que todos os que se prestarem a estudar este tema no Brasil terá como ponto de partida a educação vinda dos jesuítas , que para nos ´neste estudo; estes mesmos jesuítas só começaram a ensinar a ler e escrever pela necessidade que se tinha de converter seus alunos indígenas ao catolicismo, já em 1500 a educação começa não como uma necessidade de mudança de comportamento individual; mais sim como instrumento de politicas que venham a satisfazer aqueles que estivessem ou estejam no poder

Mais é necessário que se diga que houve um fator positivo, que nos dias atuais não vemos, que foi o fato de que se oferecia um ensino de qualidades , tanto que o mesmo predominou por 210 anos conhecido como Colônia Período Jesuítico.

Já em 1760, o Estado tornou-se responsável pela educação. O Marquês de Pombal expulsa os jesuítas e cria novos livros didáticos; afinal os jesuítas tem um objetivo Portugal tem outro e vemos ai a primeira forma politica entrar na educação pois os regentes portugueses pensavam no comercio , tanto que os professores não tinham preparação e alguns nem salario recebiam. Quando chega a família real, a educação continua a ser uma questão secundaria. Mais foi com a proclamação da independência em 1824 que outorgou-se a primeira Constituição Brasileira e institui a Lei Magna que dizia que a "instrução primária é gratuita para todos os cidadãos".

“A educação brasileira tem um princípio meio e fim demarcado e facilmente observável”.(José Luiz de Paiva Bello Rio de Janeiro, 1998)

Muito se mudou ate chegarmos à pedagogia de hoje; nota-se que as principais reformas foram feitas por Benjamim Constant (1890), Epitácio Pessoa (1901), Rivadavia Correia (1911), Carlos Maximiliano (1915), João Alves da Rocha Vaz (1925), Francisco Campos (1932),Gustavo Capanema (1946) e as Leis de Diretrizes e Bases de 1961, 1968, 1971 e 1996.

“A origem da educação escolar no Brasil – a ação dos jesuítas como parte do movimento da contra reforma –católica”

Vemos que desde o final da idade media a Igreja Católica vem perdendo sua identidade, sim, pois a burguesia comercial mostrava-se muito inconformada afinal juros e lucros são praticas condenáveis pelos religiosos. Mais a igreja arrecadava dinheiro. Nos mostra a historia que o papa Leão XIII controlava de perto as finanças da Santa Sé. Tanto que guardava o dinheiro, o ouro e as joias do papado dentro de uma arca de ferro debaixo de sua cama. Para a construção da basílica de são Pedro em Roma esta arrecadação era feita através da “ venda do perdão”. Neste momento da historia surge o monge Martinho Lutero sendo um dos primeiros a contestar os dogmas da igreja católica; mesmo sendo convocado a desmentir suas teses pelo imperador Carlos em 1521, ele as defendeu mostrando que precisava ser feita uma reforma da igreja católica.

Com os avanços do protestantismo veio a perda de fieis, os bispos e papas reúnem-se em Trento cidade italiana e traçam um plano de reação que ficou assim definido:

• - Catequização dos habitantes de terras descobertas, através da ação dos jesuítas;

• - Retomada do Tribunal do Santo Ofício - Inquisição: punir e condenar os acusados de heresias

• -Criação do Index Librorium Proibitorium (Índice de Livros Proibidos): evitar a propagação de ideias contrárias à Igreja Católica.

Quadro Cronológico

Período Colonial _ Principais Escolas _ Como eram as Escolas

- Jesuíticos 1549 chegadas de diversos jesuítas ao Brasil encabeçado por, Manuel de Nóbrega. 1759 ocasiões em que os jesuítas foram expulsos pelo Marquês de Pombal. A escola ‘’ ler e escrever’’ que os missionários fizeram funcionar quinze após a chegada dos jesuítas na recém-cidade de Salvador. Em 1554 surgiu a cidade de São Paulo. A fase Heroica foi de 1549 a 1570 data da morte de padre Nóbrega. Nessa época ao se deslocar para o sul. Fundou o colégio de São Vicente no litoral, depois transferido par a Piratininga, no planalto. Com os filhos dos donos colonos, porem a educação podia se estender, além da escola elementar de ler e escrever que ocorreu a partir de 1573 Colégios Todos os Santos na Bahia, e de São Sebastião no Rio de Janeiro. As escolas eram elementares, secundarias semanárias e de missões. Inicialmente os Curumins aprendiam a ler e escrever ao lado dos

Filhos dos Colonos. Anchieta usava vários recursos para atrair a atenção das crianças. Como teatro, musica poesia, dialogo em versos. Pelo teatro e dança os meninos aos poucos aprendiam a moral e a religião cristã. Os Jesuítas montariam a estrutura dos três cursos a serem seguidos após a aprendizagem de “ler e escrever” nos colégios os cursos oferecidos eram destinados

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.2 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com