TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

HISTORIA DA EDUCAÇÃO

Artigo: HISTORIA DA EDUCAÇÃO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/9/2014  •  711 Palavras (3 Páginas)  •  239 Visualizações

Página 1 de 3

Perguntas e Respostas:

1 - Aponte As características principais da metodologia jesuíta

R: De acordo com a orientação jesuítica, ação pedagógica obtinha formas dogmáticas do pensamento, contra o pensamento crítico. O ensino era completamente alheio à realidade de vida da colônia. Privilegiavam o exercício da memória e o desenvolvimento do raciocínio. Com tais características, a educação jesuítica não contribuiu para grandes modificações estruturais na vida social e econômica da colônia, era um tipo de educação livresca, acadêmica e aristocrática, sendo fator coadjuvante na construção das estruturas de poder da colônia.

2- Quais as diferencias entre os o objetivos da fase heroica e missionária da ocupação jesuíta

3 – Descreva a importância das questões disciplinares na pedagogia jesuíta

R: Uma das maneiras que os jesuítas acharam para manter sua disciplina educacional foi manter a catequização que era um solo fértil para realização de seus objetivos, transformar índios em bons cristãos, instrui-los nos hábitos de trabalho dos europeus, ou seja, criou-se um grupo de cultivadores indígenas flexíveis à demanda da colônia, a educação não lhe interessava senão como meio de submissão e de domínio político, que mais facilmente se podiam alcançar pela propagação da fé, com a autoridade da Igreja.

4- Quais os princípios do Ratio Studiorum

R: Ratio Studiorum era um documento escrito por Inácio de Loiola e foi publicado em 1599 pelo Padre Aquaviva. Era um documento com regras práticas sobre a ação pedagógica, a organização administrativa e outros assuntos dirigidos a toda hierarquia da igreja desde o mais graduado ao mais simples professor.

5- O que era missões e aldeamentos

R: As missões eram os aldeamentos de povos indígena criados pelos padres jesuítas que aqui chegaram com os primeiros europeus. O objetivo desses padres era reunir os índios em comunidades organizadas pela congregação e fazer com que eles abandonassem seus hábitos e adotasse a religião católica, eles agrupavam vários índios sob o comando dos padres jesuítas, além disso, os jesuítas impunham os costumes europeus, fazendo com que os indígenas abandonassem seus próprios costumes, fator fundamental para isso foi à catequização das crianças indígenas.

6-Quais as principais divergências entre educação jesuíta e pombalina

R: As escolas da Companhia de Jesus tinham por objetivo servir aos interesses da fé, Pombal pensou em organizar a escola para servir aos interesses do Estado.

7- Por que podemos dizer que a vinda de pombal ao Brasil teve causa política

R: Portugal era um estado absolutista atrasado economicamente, com uma classe burguesa fraca, pendencias econômicas com a Inglaterra desde o começo do século XVIII. Assim, não conseguia evoluir suas manufaturas, pois não tinha condições de competir com as manufaturas inglesas, a igreja sempre teve grande poder de influência. Então Pombal consolidou o despotismo esclarecido, que era uma

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com