TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

HISTORIA DA EDUCAÇÃO

Trabalho Universitário: HISTORIA DA EDUCAÇÃO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/10/2014  •  986 Palavras (4 Páginas)  •  348 Visualizações

Página 1 de 4

Atividades da Aula 01

1.1 Como você explica a necessidade da brincadeira para o desenvolvimento da criança?

(Seu texto deve fazer referência somente ao conteúdo da Aula 1; • ter entre 6/8 linhas; não deve ser copiado do texto da aula, você precisa elaborar a resposta). Valor: 0,0 a 0,3

As brincadeiras são fontes de estímulo ao desenvolvimento cognitivo, social e afetivo como também é uma forma de auto expressão. O brincar na educação infantil, é importante para o desenvolvimento da criança, pois é através da brincadeira que ela desenvolve sua imaginação, representando nos objetos as características do mundo real relacionado com o mundo imaginário.

Podemos dizer então, que as brincadeiras são de suma importância para o desenvolvimento físico e psíquico como também para desenvolver a socialização e interação.

1.2 Qual o papel do professor durante as brincadeiras? (Resposta não pode ser copiada, é a sua compreensão da aula em estudo - Máximo 5 linhas). Valor: 0,0 a 0,3

O professor tem como papel ser um facilitador das brincadeiras, sendo necessário mesclar momentos onde orienta e dirige o processo, com momentos onde as crianças são responsáveis pelas próprias brincadeiras. O professor é o mediador entre o aluno e o conhecimento proporcionado situações de aprendizagem para desenvolver as capacidades afetivas, cognitivas, emocionais e sociais.

1.3 Copie abaixo o texto de Huizinga que descreve a origem latina da palavra jogo. (Não esqueça que toda cópia de outro autor precisa constar o nome, ano e página) Valor: 0,0 a 0,3

O jogo é uma atividade de ocupação voluntária ,exercida dentro de certos e determinados limites de tempo e de espaço, segundo regras livremente consentidas, mas absolutamente obrigatórias, dotado de um fim em si mesmo, acompanhado de um sentimento de tensão e de alegria e de uma consciência de ser diferente da” vida cotidiana”. Assim definida, a noção parece capaz de abranger tudo aquilo a que chamamos “ jogo” entre os animais, as crianças e os adultos: jogos de força e de destreza, jogos de sorte, de adivinhações, exibições de todo gênero.(HUIZINGA, 2004, P.33).

1.3 Copie os conceitos simplificados das seguintes expressões: Valor: 0,0 a 0,4

a- Atividade lúdica:

Seria qualquer atividade espontânea da criança que resulte em alegria, diversão e prazer.

b- Brincadeira:

É a ação lúdica, espontânea, momento de criação imaginária, representações variadas e de interação social.

c- Brinquedo:

O brinquedo é o objeto que instiga a criança à brincadeira, criado para este fim ou utilizado como faz de conta.

d- Jogo

O jogo refere-se à ação lúdica, sujeita a regras ou desempenho de habilidades com uma estrutura seqüencial numa situação lúdica.

Atividades da Aula 02

2.1 Escreva dentro dos parênteses Verdadeira ( V ) ou Falsa ( F ) conforme considerar cada afirmativa: Valor: 0,0 a 0,8

Na Grécia Antiga, Platão em sua obra “As Leis” faz os primeiros registros sugerindo o uso dos jogos na educação da criança. Seu discípulo, Aristóteles, sintetiza numa frase o seu pensamento: “É preciso brincar para se tornar sério”.

(V)

Com a queda do Império Romano e o advento do Cristianismo (século IV), as escolas eram restritas e só ofereciam uma Educação Eclesiástica, preocupadas somente em desenvolver o intelecto e a criatividade, favorecendo a inclusão dos jogos.

( F )

Com o Renascimento (Idade

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com