TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

HISTORIA DA EDUCAÇÃO

Casos: HISTORIA DA EDUCAÇÃO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/2/2015  •  330 Palavras (2 Páginas)  •  4.881 Visualizações

Página 1 de 2

a) Froebel, além de criar o primeiro Jardim da Infância, destacou a importância da educação através do brincar. O artigo “A perspectiva socioconstrutivista na psicologia e na educação: o brincar na pré-escola” também destaca a abordagem do brincar na educação. Estabeleça uma relação entre o tema apresentado pela visão de Froebel e o artigo que você leu.

R:Em ambos os temas mostram qual a importância do brinquedo em ser inserido na educação infantil em sua função pedagógica, tendo como objetivo principalem estimular o desenvolvimento sensório-motor da criança, levando-adesenvolver sua capacidade de humanização,aperfeiçoando suas habilidades.

b) Existem semelhanças ou diferenças entre a educação positivista e a socialista? Explique.

R: Existem diferenças, pois a educação positivista era baseada em fatos reais, na experiência, no conhecimento científico,não admitindo dúvidas ou outras hipóteses como teorias divinas, tendo como base o desenvolvimento individual.Já a educação socialistaerabaseada na capacidade da criança em desenvolver o aprendizado em conjunto com as relações humanas, sem deixar de lado a essência divina, conhecendo a si mesmo sendo capazes de formarsuas próprias opiniões.

c) Temos, no período do Iluminismo, uma riqueza de reflexões pedagógicas aliadas a uma visão política trazida por John Dewey. Como podemos relacionar o pensamento político de Dewey com a educação?

R:A relação está na liberdade de cada individuo, no aspecto intelectual, na capacidade do homem em poder interpretar e reorganizar o mundo de acordo com suas próprias ideias.

d) A educação construtivista faz uma abordagem sobre a educação que nos chama a atenção por vários aspectos. Como é vista essa abordagem dentro do espaço educacional? Relacione com o vídeo e o texto “Notas para uma teoria construtivista da inteligência”.

R: A educação construtivista traz um novo modelo de Educação, diferente do modelo tradicional, tornando dinâmico oaprendizado, através de diversas ferramentas. O seu objetivo e de formar o homem através da interação social, aplicando a aprendizagem na realidade social em que vive capaz de formá-lo para a vida.

Bibliografias: http://educarparacrescer.abril.com.br/, pt.wikipedia.org/wiki/Construtivismo, pt.wikipedia.org/wiki/Iluminismo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com