TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

HISTORIA DA EDUCAÇÃO

Artigo: HISTORIA DA EDUCAÇÃO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/3/2015  •  693 Palavras (3 Páginas)  •  211 Visualizações

Página 1 de 3

HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO

Considerando nos dias de hoje a situação da educação no Brasil e no mundo onde tão pouco se valoriza a essência do conhecimento assim como passar conhecimento, ao pensar em como em tempos e outras épocas como se desenvolvia o ato de ensinar e educar podemos ver diferentes formas passar conhecimento e educar o próximo.

Como no PERÍODO PRIMITIVO não existia educação na forma de escola, o objetivo era ajustar acriança ao seu ambiente físico e social através da aquisição da experiência, chefes de família eram os primeiros professores e em seguida os sarcedotes ,neste período a educação dos jovens era de muita importância para sua sobrevivência ,e era considerado de forma fundamental para o desenvolvimento da cultura através da imitação todos os filhotes brincam com os adultos e assim se realizava o adestramento com técnicas de defesa,de ataque, de controle de territórios rituais de instinto aprendendo o uso de armas , a caçar ea colher.

Já no PERÍODO ORIENTAL onde surgiu a escrita, transição da sociedade primitiva para a civilização e onde teve o surgimento da cidade e do estado mantinha a cultura dominante através da educação tradicional dividida em classes organizadas em escolas fechadas e separadas para os dirigentes, a educação neste período era diferenciada para filhos de funcionários e era voltada para a religião e desenvolvidas segundo seus livros sagrados ,por esse motivo grande parte da população era excluída da escola sendo assim obtida educação familiar.

No EGITO as escolas funcionavam com templos freqüentados por pouco mais de 20 alunos, a aprendizagem se fazia através de hinos, livros sagrados acompanhadas de exortações morais e de coerções físicas, também se ensinava aritmética, com sistemas de cálculos complicados conhecimentos de botânica, zoologia, mineralogia e geografia.

Ao lado da educação escolar, havia a familiar (atribuída primeira à mãe, depois ao pai) e a “dos ofícios”, que se fazia nas oficinas artesanais e que atingia a maior parte da população. Este aprendizado não tinha nenhuma necessidade de “processo institucionalizado de instrução” e “são os pais ou os parentes artesãos que ensinavam a arte aos filhos”, através do observar para depois reproduzir o processo observado. Os populares eram também excluídos da ginástica e da música, reservadas apenas a casta guerreira e colocadas como adestramento para guerra.

Na civilização da BABILONICA a cultura da poderosa classe sacerdotal destaca-se, bem como a extrema dificuldade que a escrita cuneiforme oferece aos escribas, incumbidos de ler e copiar textos religiosos, o templo era o verdadeiro centro social desta civilização onde aprendiam a escrever, contar, medir,e dão vida a matemática geometria e a astronomia que estuda o céu para elaborar calendários,os sarcedotes levavam uma vida separada e se dedicava a atividades diferentes dos outros homens seguindo uma rígida disciplina.

O principal legado que HEBREUS deixaram foi no âmbito religioso. Eles foram os primeiros povos a adotar o monoteísmo, ou seja, a crença em um único Deus. Também de destacam na literatura, destacando o Antigo Testamento, que é a primeira parte da Bíblia.

A instrução que se professava era religiosa, voltada tanto para a “palavra”

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com