TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

HISTORIA NUTRIÇAO

Pesquisas Acadêmicas: HISTORIA NUTRIÇAO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/10/2014  •  3.646 Palavras (15 Páginas)  •  496 Visualizações

Página 1 de 15

Introdução

A história da nutrição ficou conhecida no Reino Unido por especialista como cientista dos alimentos e o “dietista”, um profissional da saúde. Dessa maneira todos os dietistas são formados em nutrição, mas nem todos os nutricionistas são dietistas. A nutrição nos Estados Unidos tem uma história bastante rica, desempenha um papel cada vez mais importante na vida das pessoas nos dias de hoje, e será de extrema importância, no futuro, garantir a saúde das pessoas em qualquer lugar. O início da profissão, pelo menos na era moderna, pode ser observado com a presença das escolas de culinária do século XIX, quando os alunos aprendiam não só sobre proteínas e carboidratos, mas também sobre calorias, química e fisiologia. Talvez de maneira surpreendente, a guerra foi à responsável dieta pela criação da American Dietetic Association. A ADA foi fundada por um grupo de mulheres visionárias que se reuniram em Cleveland, em 1917, para discutir como os nutricionistas poderiam contribuir com o programa de preservação de alimentos do governo dos Estados Unidos e com a melhoria da saúde pública e da nutrição durante a I Guerra Mundial. Por outro lado, “ciência dos alimentos” pode ser definida um corpo coerente e sistemático de conhecimentos e compreensão da natureza e da composição dos alimentos, e o comportamento desses sob várias condições.

Tecnologia dos alimentos “É aplicação da ciência dos alimentos ao tratamento prático aplicados aos alimentos para transformá-los em produtos com as características, qualidade e estabilidade necessária para que o consumidor tenha acesso a alimentos atraentes, seguro e nutritivo. Assim, a ciência dos alimentos integra a aplicação de diversas ciências aos alimentos, levando em consideração os requerimento e os fatores nutricionais presentes e a interação entre nos componentes alimentares”.

Nutrição “É o conjunto de processos através dos quais um organismo ingere e assimila os nutrientes necessários às funções corpóreas e ao crescimento e renovação de seus constituintes”.

Alimentação “É o ato voluntário de retirar do meio ambiente os alimentos necessários para suprir as necessidades do organismo, abrangendo todas as etapas desde a escolha do alimento até sua absorção intestinal”.

Nutrientes “São substâncias químicas, orgânicas ou inorgânicas que devem ser ingeridas diariamente em quantidades adequadas. São indispensáveis à saúde e a atividade do organismo, quando ausentes produzem enfermidades de carências”.

01

Nutrição e Sua História

Nutrição é um processo biológico em que os organismos (animais e vegetais), utilizando-se de alimentos, assimilam nutrientes para a realização de suas funções vitais.

Devido sua importância à sobrevivência de qualquer ser vivo, a nutrição faz parte do aprendizado durante grande parte do período de estudo básico e em nível secundário, assim como em muitos cursos de nível de graduação e pós-graduação, em áreas como medicina, enfermagem, biomedicina, farmácia, biologia, agronomia,  nutrição entre outras.

No domínio da saúde e medicina (e também veterinária), a nutrição é o estudo das relações entre os alimentos ingeridos e doença ou o bem-estar do homem ou dos animais.

Nutrição humana: Estudo dos costumes alimentares.

A nutrição pode ser feita por via oral, ou seja, pela maneira natural do processo de alimentação, ou por um modo especial. No modo especial temos a nutrição enteral e a nutrição parenteral. A primeira ocorre quando o alimento é colocado diretamente em uma área do tubo digestivo (geralmente o estômago ou o jejuno) através de sondas que podem entrar pela narina ou boca ou por um orifício feito por cirurgia diretamente no abdômen do paciente, juntamente com outro orifício gastrointestinal usado no processo digestivo. A nutrição parenteral é a que é feita quando o paciente é alimentado com preparados para administração diretamente na veia, não passando pelo tubo digestivo (como o soro nas veias, quando se está impossibilitado de ingerir alimentos via oral).

A boa nutrição depende de uma dieta regular e equilibrada - ou seja, é preciso fornecer às células do corpo não só a quantidade como também a variedade adequada de nutrientes importantes para seu bom funcionamento. Os guias alimentares mais conhecidos são as pirâmides alimentares.

Todo ser vivo precisa se alimentar para sobreviver e se reproduzir. Mas, na espécie humana, a imensa capacidade de se adaptar a vários tipos de alimento - que faz do Homo sapiens a espécie de hábitos alimentares mais diversificados do planeta - foi fundamental para a sua evolução. Estudos indicam que um dos principais

02

fatores que levaram nossos ancestrais a se distanciar da linhagem de seus parentes primatas foi à capacidade de se adaptar ao cardápio de diversos ambientes. Algumas teorias propõem, ainda, que o excepcional crescimento do nosso cérebro só se tornou possível graças à inclusão na dieta humana de alimentos protéicos e energéticos- particularmente, a carne. O uso do fogo também contribuiu para a evolução da espécie. Cozidos, os alimentos ficam mais fáceis de ser digeridos e, por conseqüência, a absorção dos nutrientes é maior.

Sobre a Profissão

O nutricionista é um profissional de saúde com formação generalista, humanista e crítica. Está capacitado para atuar visando à segurança alimentar e à atenção dietética, em todas as áreas do conhecimento em que a alimentação e nutrição se apresentem fundamentais para a promoção, manutenção e recuperação da saúde e para a prevenção de doenças de indivíduos ou grupos populacionais. Sua atuação contribui para a melhoria da qualidade de vida e deve ser pautada em princípios éticos, com reflexões sobre a realidade econômica, política, social e cultural do país.Os nutricionistas não devem ser confundidos com os médicos nutrólogos.

O Nutrólogo é formado em Medicina e com pós-graduação ou residência na área de nutrologia. Com especialização em doenças provocadas pela alimentação inadequada, o nutrólogo é capaz de avaliar carências de nutrientes no organismo, além de tratar obesidade e infecções gastrintestinais.

Nutrição no Brasil

Para exercer

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.8 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com