TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

HISTÓRIA DA CASA BAHI

Tese: HISTÓRIA DA CASA BAHI. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/5/2014  •  Tese  •  789 Palavras (4 Páginas)  •  220 Visualizações

Página 1 de 4

Samuel Klein nasceu em Lublin, Polônia, filho de carpinteiro, de família judaica. Um visionário, no seu modo mais simples de comercio conseguiu criar a maior rede de comercio varejista do Brasil, teve sua infância sofrida e marcada pela luta para sobrevivência na Polônia, tendo enfrentado os horrores do nazismo, para fugir dos campos de concentração e extermínio que arrasavam a Europa e também a Polônia, destruindo lares, separando as famílias, passando fome e maus tratos, marcaram a vida de Samuel Klein, por ser descendente de judeus e vendo o grande extermínio de judeus, sabendo que um destes poderia ser ele próprio, decidiu em 1951 aventurar-se pelo continente sul americano.

Inicialmente foi para Bolívia. Em 1952 veio ao Brasil, foi residir em São Caetano do Sul, São Paulo, com sua esposa Ana. Neste período começou a indústria automobilística no Brasil, momento da vinda de trabalhadores, principalmente do norte e nordeste, região de muito calor e São Paulo por ser a terra da garoa e mais frio, Samuel Klein viu uma oportunidade de negócio, comprou uma charrete e passou a vender de porta em porta, roupas de cama, mesa e banho. Iniciou ai a vida de mascate. Quando alguém dizia que não tinha condições de pagar, Klein oferecia algumas facilidades: ficar com o produto e pagar em prestações, tudo no crediário. Não lhe faltava vontade em vencer e crescer na vida. Sua esposa Ana é quem cuidava da contabilidade. Já nesta época, comprava por 100 para vender por 200 e em seis ou oito prestações. Cada cliente tinha um cartão com o nome, endereço, o que comprou e em quantas vezes iria fazer o pagamento.

2.2 HISTORIA DAS CASAS BAHIA

No ano de 1957, Samuel comprou sua primeira loja, no centro de São Caetano, que chamou de "Casa Bahia" em homenagem aos imigrantes nordestinos que haviam se mudado pra região em busca de trabalho. Foram eles os principais clientes de Klein. Aumentando a variedade de produtos começou a trabalhar com móveis, colchões, entre outros itens. Seus clientes não demoraram a frequentar a loja para pagar suas prestações e comprar novas mercadorias. Dando o início ao império que foi conquistando cada vez mais clientes e mercados. As lojas seguintes foram abertas na região do ABC paulista, nas cidades de Santo André e Mauá.

Em 1970 comprou a financeira “Intervest” com o objetivo de financiar as vendas a prazo das lojas e dar impulso a abertura de novas filiais. No mesmo ano, abriu a primeira loja em São Paulo, no bairro de Pinheiros. Os filhos Michael e Saul Klein começaram a trabalhar na empresa na década de 80, período em que foi inaugurada a 100ª loja. Sempre à frente dos negócios, Samuel comandou a expansão em ritmo acelerado, com a abertura de novas filiais nos estados de Minas Gerais, Paraná, Mato Grosso do Sul e Santa Catarina, todas na década de 90. Mais recentemente, no ano de 2000, a rede também chegou a Goiás e ao Distrito Federal. Em 2004 a Casas Bahia entrou no Rio Grande do Sul, chegando a 14 milhões de clientes e mais de 400 lojas.

As Casas Bahia não segue o modelo de gestão de mercado, ao contrário, segue até hoje a cartilha de seu fundador. Samuel além de enxergar as necessidades do mercado, passa adiante seus ensinamentos para os membros da família e todos os envolvidos na gestão da empresa, ou seja, aplica o modelo de gestão familiar. Na Casas Bahia,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com