TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

HISTÓRICO DA CONTABILIDADE

Projeto de pesquisa: HISTÓRICO DA CONTABILIDADE. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/10/2014  •  Projeto de pesquisa  •  924 Palavras (4 Páginas)  •  235 Visualizações

Página 1 de 4

HISTÓRIA DA CONTABILIDADE

RESUMO

Este trabalho trata da importância da Contabilidade em todo o seu processo evolutivo e visa buscar o entendimento da Ciência Contábil, buscando suas origens, conceitos e principalmente sua doutrina, para que possamos vislumbrar sua grandeza.

INTRODUÇÃO

Os primeiros de indícios da existência da contabilidade, segundo alguns pesquisadores, foram observados por volta do ano 4.000 a C, na civilização Sumério-Babilonense e coincidiu com a invenção da escrita.

As primeiras anotações eram feitas em termos físicos, pois somente havia trocas, o que fez com que sua evolução fosse bastante lenta. Em 1.100 a C, este quadro alterou, por ocasião do surgimento da moeda. Há informações que os primeiros rudimentos de balanços surgiram no ano de 1.300 - Florença, Itália.

Entre os séculos XIII e XVII a contabilidade se distinguiu como uma disciplina adulta, justamente pelo fato de que neste período a atividade mercantil, econômica e cultural era muito importante, ou seja, a evolução da contabilidade sempre está associada ao desenvolvimento da sociedade como um todo. Tornando a contabilidade considerada como pertencente ao ramo da ciência social. A intensidade das atividades mercantis, econômicas e culturais, determinaram o surgimento e domínio das escolas de contabilidade, notadamente na Itália.

A evolução do homem e da sociedade como um todo é resultado, principalmente de estudos, pesquisas, descobertas e revoluções. Com a contabilidade não é diferente, pois ela está presente tanto na vida pessoal como nos negócios empresariais e, nesse

sentido, configura-se como uma ciência de vital importância para o desenvolvimento da sociedade.

Neste sentido, o objetivo deste trabalho é mostrar a evolução da Contabilidade, desde o seu surgimento até os dias atuais, com as inovações tecnológicas e sistemas cada vez mais integrados.

1. SURGIMENTO DA CONTABILIDADE, HISTÓRIA

A Contabilidade nasceu da necessidade da humanidade de saber sobre sua riqueza, seja atual, passada ou a tendência futura. Como conseguiu acumulá-la, como está no momento e o que esperar de sua evolução.

A noção de conta e, portanto, de Contabilidade seja, talvez, tão antiga quanto à origem do Homo sapiens. Há sinais de existência de contas de aproximadamente 4.000 anos A.C.. Entretanto, antes disso, o homem primitivo, ao inventariar o número de instrumentos de caça e pesca, ao contar seus rebanhos, ao contar seus galões de bebidas, já estava praticando uma forma rudimentar de Contabilidade. Aqui entra a função da Contabilidade já no início da civilização: avaliar a riqueza do homem; avaliar acréscimos ou decréscimos dessa riqueza. Como o homem é ambicioso, naturalmente, a Contabilidade existe desde o início da civilização.

A Contabilidade se tornou a linguagem universal dos negócios tendo seu início na Itália, a partir do século XIII.

Foi nesse período, 1.494, que Frei Lucca Paccioli publica em Veneza seu livro “La Summa de Arithmetica, Geometria, Proportioni ET Proportionalitá”, marco básico na evolução da Contabilidade. Paccioli é considerado, portanto, o “pai dos autores da Contabilidade”.

Inicia-se, assim, um largo período de domínio

da qual de chamou “Escola Italiana”, em particular, e européia, em geral, de Contabilidade.

2. ESCOLA ITALIANA DE CONTABILIDADE

A partir do século XIII, com a expansão marítima dos países europeus, houve um aumento da necessidade de geração de informações para o controle e gerenciamento da riqueza patrimonial e foi assim que a Contabilidade teve seu florescer, como disciplina adulta e completa, nas cidades italianas de Veneza, Gênova, Florença, Pisa e outras. Essas cidades representaram o que de mais avançado poderia

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com