TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

HOMEM E SOCIEDADE

Ensaios: HOMEM E SOCIEDADE. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/3/2014  •  641 Palavras (3 Páginas)  •  261 Visualizações

Página 1 de 3

“O conceito de cultura através da história”

A antropologia social tem como conceito central o conceito de CULTURA.

Então ele é um conceito científico certo?

É isso mesmo. Mas não é essa a origem da palavra. O termo cultura existia muito antes da Antropologia e outras ciências humanas passarem a utilizá-lo para fazer referencia ao conjunto de hábitos que torna uma sociedade algo totalmente única e particular.

Para refletir sobre a complexidade desse conceito, vamos começar tomando exemplos de como podemos encontrar o uso da palavra cultura em situações cotidianas.

Normalmente as pessoas utilizam essa palavra em frases como: ”O brasileiro precisa valorizar mais sua própria cultura”; “Fulano é uma pessoa que tem muita cultura”; “A cultura desse lugar é muito atrasada”; “A cultura oriental é muito antiga”.

Nesses exemplos já é possível percebermos a complexidade e a multiplicidade do uso que fazemos desse conceito. Precisamos começar a diferenciar quais são utilizações do chamado senso-comum e, por outro lado, como a ciência antropológica compreende e define cultura.

De acordo com o uso popular, percebemos que existe uma concepção segundo qual cultura é uma questão de status e está muito relacionada com a aquisição de conhecimento letrado[1].

Na frase “fulano é uma pessoa que tem muita cultura”, o sentido atribuído a esse conceito é que se trata de uma coisa possível de ser acumulada e que distingue um indivíduo dos demais.

A sociedade em geral pensa cultura como relacionada ao acesso a estudos clássicos e letrados. O conhecimento letrado é aquele que não faz parte da “escola da vida”, mas que se acumula no conhecimento transmitido por livros, autores, autoridades em cada assunto.

Já numa outra situação como na frase ”o brasileiro precisa valorizar mais sua própria cultura”, há a preocupação em situar o conjunto da produção cultural e da história de nosso país.

Comparam-se assim as chamadas “culturas nacionais”, e somos capazes de perceber que de uma sociedade para outra mudam regras, valores, arte, religião, folclore, culinária e assim por diante. Assim podemos ver que os limites políticos e geográficos que são as nações, podem compreender também culturas próprias.

Vamos a outro de nossos exemplos. Na frase “a cultura desse lugar é muito atrasada”, existe uma nítida noção popular segundo a qual deve existir uma hierarquia entre as diferentes culturas, que vão das mais “atrasadas” às mais “avançadas”. Normalmente as pessoas se referem ao comportamento coletivo, à qualidade da vida social. Elas querem expressar a existência de culturas que desenvolvem meios para que as necessidades sociais sejam mais bem solucionadas, seja em seu desenvolvimento tecnológico, ou pela chamada “educação do povo”, que nesse caso, nada mais significa que o acesso a informações e à cultura letrada.

Finalmente,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com