TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

HOMEM E SOCIEDADE

Artigos Científicos: HOMEM E SOCIEDADE. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/3/2014  •  1.175 Palavras (5 Páginas)  •  278 Visualizações

Página 1 de 5

1- O que é etnocentrismo?

Etnocentrismo é um conceito antropológico, que ocorre quando um determinado individuo ou grupo de pessoas, que têm os mesmos hábitos e caráter social, discrimina outro, julgando-se melhor, seja por causa de sua condição social, pelos diferentes hábitos ou manias, ou até mesmo por uma diferente forma de se vestir. Etnocentrismo é a dificuldade de pensar a diferença, de ver o mundo com os olhos dos outros.

2- Como o outro é representado na visão etnocêntrica? Exemplifique.

O outro é representado na visão etnocêntrica como algo inferior. Basicamente, encontramos em tal posicionamento um grupo étnico considerar-se como superior a outro.

O fato de que o ser humano vê o mundo através de sua cultura tem como consequência a tendência em considerar o seu modo de vida como o mais correto e o mais natural.

Não existem grupos superiores ou inferiores, mas grupos diferentes. Um grupo pode ter menor desenvolvimento tecnológico, se comparado a outro, mas, possivelmente, é mais adaptado a determinado ambiente, além de não possuir diversos problemas que esse grupo "superior" possui.

A tendência do ser humano nas sociedades é de repudiar ou negar tudo que lhe é diferente ou não está de acordo com suas tendências, costumes e hábitos.

Enfim, ele é representado como o grupo do diferente, o engraçado, o absurdo ou anormal Isso se da por que na nossa visão etnocentrista do eu no meu mundo todos nós temos que ser iguais acreditar nas mesmas coisas então tudo que nos aparece novo ou diferente passa a ser uma coisa diferente como se fosse de outro mundo dando assim a nossa não aceitação de tais indivíduos.

3- Na história do Brasil quais os papéis assumidos pelos índios?

O índio assume três papéis diferentes na história do Brasil. O primeiro é na fase do descobrimento, no qual houve choque cultural entre índios e portugueses. Quando os portugueses desembarcaram no Brasil, não conseguiram estabelecer comunicação com os mesmo, pois os dialetos eram totalmente diferentes. Os viajantes estranharam a falta de vestimenta assim como os índios como os nativos tiveram o mesmo impacto.

Assim como na Europa, os índios possuíam uma forma de governo. As tribos eram divididas, cada uma com seu chefe (cacique), médico (pajé) e povo (aldeia).

O segundo papel foi implantar a cultura indígena à civilização cristã, através da catequese como forma de proteção aos que eram considerados puros, inocentes e almas virgens.

O terceiro papel é relacionado ao etnocentrismo referente aos índios que muda de selvagem, inocente e criança para corajoso e altivo.

Portanto a maior descoberta dos portugueses pode ter sido os próprios índios, um tipo humano ainda não conhecido pelos lusos em nenhuma parte do mundo.

4- O que é relativização?

Existem idéias que se contrapõem ao etnocentrismo. Uma das mais importantes é a de relativização. Quando vemos que as verdades da vida são menos uma questão de essência das coisas e mais uma questão de posição: estamos relativizando. Quando o significado de um ato é visto não na sua dimensão absoluta, mas no contexto em que acontece: estamos relativizando. Quando compreendemos o "outro" nos seus próprios valores e não nos nossos: estamos relativizando. Enfim, relativizar é ver as coisas do mundo como uma relação capaz de ter tido um nascimento, capaz de ter um fim ou uma transformação. Ver as coisas do mundo como a relação entre elas. Ver que a verdade está mais no olhar que naquilo que é olhado. Relativizar é não transformar a diferença em hierarquia, em superiores e inferiores ou em bem e mal, mas vê-la na sua dimensão de riqueza por ser diferença.

5- O que é evolução e como ela explicou o outro?

É o desenvolvimento e aperfeiçoamento progressivo das sociedades e respectiva civilização. De acordo com teorias dos séculos XVIII e XIX, o outro é diferente, pois possui diferente grau de evolução.

6- Qual o critério da comparação adotado pelos evolucionistas?

Para os antropólogos evolucionistas poderem provar como determinado povo era simples e como havia uma evolução utilizavam, muitas vezes, como “evidência cientifica”. O método proposto era o comparativo, procedendo primeiro ao desmembramento da cultura, agrupando os artefatos culturais dos grupos por “tipos” semelhantes e depois classificando-osde acordo com a escala evolutiva. O topo da comparação era sua própria sociedade, a partir da qual as outras eram ordenadas.

7- Explique as principais características do difusionismo.

O difusionismo acreditava que as diferenças e semelhanças culturais eram consequência da têndencia humana para imitar e a absorver traços culturais, ao contrário do que pensavam os evolucionistas que acreditavam que a humanidade possui uma "unidade psiquica".

Portanto, o evolucionismo é a teoria que pretende que o desenvolvimento cultural resulta de um processo de difusão de elementos culturais, que se comunicariam de um a outro povo, ou que se expandiria do centro de certas áreas.

8- O que nos ensinou a obra “Casa

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com