TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

HOMENS SLA MARSHALL

Seminário: HOMENS SLA MARSHALL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/4/2014  •  Seminário  •  310 Palavras (2 Páginas)  •  280 Visualizações

Página 1 de 2

HOMENS OU FOGO

S.L.A. MARSHALL

Nos sebos da capital é possível encontrar muitos livros da Editora Do Exército, o que quer dizer que o segmento militar deve ser bem forte na cidade, presumo.

Este é um livro de analise militar, não propriamente profissional, mas escrito por um oficial militar que empreendeu inúmeros estudos sobre o comportamento do soldado e as condições de luta na segunda guerra mundial, no exército norte-americano.

Nesta obra ele publica suas conclusões, mas destinadas ao publico em geral, não que a obra realmente va despertar o interesse de quem quer que seja a não ser os militares ou aficcionados por guerra ou coisas militares.

Basicamente a conclusão do estudioso é de que nas guerras modernas é a informação correta que os oficiais de companhia e de pelotão possuem, suas ligações com os flancos e retaguarda, bem como a instrução precisa ao soldado que podem sustentar o moral e faze-los manter o fogo, e não somente o treinamento cego ou a motivação moral exacerbada.

Apesar de apoiar a iniciativa pessoal, ele sustenta que a disciplina militar deve se manter nos dias de hoje e é terminantemente contra trazer para a caserna atual o relaxamento civil no cotidiano de quartel dos soldados, o que acho que ele tem total razão.

Mas o foco principal do livro fica nesta questão do comportamento humano frente a pressão do combate, e como este comportamento pode ser sustentado em bom nível frente a estas mesmas pressões.

Por exemplo ele analisa que um grande erro no combate é a falta de contato dos comandos gerais com as companhias, e destas com seus pelotões de flanco

Fala sobre como manter o volume de fogo, a coesão tática, o espírito ofensivo, e porque os homens lutam.

Em suma é como já falei um livro de analise militar, sob a ótica de um militar, especialmente dedicado ao assunto, é uma obra interessante para quem gosta do

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com