TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

HOTELARIA HOSPITALAR COMO MODELO DE GESTÃO NAS INSTITUIÇÕES

Tese: HOTELARIA HOSPITALAR COMO MODELO DE GESTÃO NAS INSTITUIÇÕES. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/5/2013  •  Tese  •  884 Palavras (4 Páginas)  •  1.068 Visualizações

Página 1 de 4

HOTELARIA HOSPITALAR COMO MODELO DE GESTÃO NAS INSTITUIÇÕES DE SAÚDE PARTICULARES DE GRANDE PORTE NO MUNICÍPIO DE SÃO PAULO

Marcelo Assad Boeger – Universidade Anhembi Morumbi- 2006

O trabalho acadêmico a ser resenhado aborda o modelo de gestão utilizado por hospitais particulares do município de São Paulo em relação ao departamento de hotelaria hospitalar. Seus principais objetivos são identificar nos hospitais a hotelaria hospitalar, compreender as principais tendências gestão da hotelaria hospitalar e os efeitos de um atendimento mais humanizado.

O documento se divide em três capítulos o primeiro abordando sobre o contexto do segmento de saúde no Brasil, o segundo aborda um modelo de gestão adequado a um novo cenário da saúde e o terceiro mostra a influencia das pessoas (clientes, médicos, funcionários e servidores) na organização.

No capítulo dois tópico seis, analisa-se a hotelaria hospitalar como estratégia, o autor mostra na introdução do assunto, através de uma citação de M. Porter (1999) o quanto a concorrência de mercado vem se expandindo, cada vez mais os serviços vão se aprimorando e quem não segue esta evolução acaba ficando para trás, neste contexto é que surge a hotelaria hospitalar como uma estratégia de mercado. O autor também defende que na maior parte das instituições em que a Hotelaria Hospitalar está implantada não é de fácil verificação a divisão entre eficácia no modo de administração (que é a capacidade de obter um melhor desempenho do que os concorrentes) e estratégia (que consiste em desempenhar atividades diferentes das existentes no mercado), quando uma empresa consegue distinguir entre estes dois segmentos, ela é capaz de superar seus concorrentes em desempenho e oferecer um bom serviço a seus clientes.

Durante bastante tempo o foco dos empresários foi apenas na eficácia operacional, acontece que com o passar dos anos o mercado tornou-se estagnado e homogêneo para isso tornou-se necessária à implantação de estratégias para promover um diferencial às empresas e proporcionar uma evolução nos serviços.

Um bom exemplo da aplicação da hotelaria hospitalar que obteve ganhos positivos foi no processo de limpeza das habitações de um determinado hospital, antes da implantação deste sistema a limpeza demorava uma hora e vinte e cinco minutos, a partir do momento em que se mudou o método empregando fazendo a limpeza em dupla e com os princípios da hotelaria hospitalar, conseguiu-se diminuir o tempo para uma hora, e depois para 45 minutos. Observou-se também neste hospital que era necessária uma maior organização, pois os médicos liberavam pacientes da internação durante todo o dia, e os custos de um leito parado, seja com cliente dentro com alta já efetuada, ou seja, por estar sujo são muito altos, então se implantou um horário fixo para que todas as limpezas fossem arbitrarias proporcionando rapidez no serviço e organização do método de trabalho.

Para um implantação vantajosa da hotelaria hospitalar é necessária uma analise da satisfação do cliente referente aos produtos e serviços oferecidos pelo hospital, é preciso enxergar o cliente como matéria prima do negócio e observar suas necessidades tentando da melhor forma possível atende-las. Executar ações como: redução do tempo de espera por atendimento, melhores conexões entre os serviços de enfermagem, pré-internação, centro cirúrgico, secretaria dos médicos e setor de interação do hospital.

Conclui-se que um administrador à frente de um projeto de Hotelaria

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com