TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TCC Hotelaria Hospitalar

Dissertações: TCC Hotelaria Hospitalar. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/5/2014  •  5.533 Palavras (23 Páginas)  •  1.245 Visualizações

Página 1 de 23

1. Hospital

1.1 Definição

Hospital como substantivo masculino: estabelecimento onde se tratam doentes, pessoas acidentadas, etc., internados ou não; nosocômio. Adjetivo de dois gêneros: que pratica a hospitalidade; caridoso, benévolo. (Novo Dicionário Eletrônico Aurélio Buarque de Holanda Ferreira Edição eletrônica autorizada a Positivo Informática Ltda – 2004)

O Ministério de Saúde define o conceito de hospital como:

“O hospital é parte integrante de uma organização Médica e Social, cuja função básica, consiste em proporcionar à população Assistência Médica Sanitária completa, tanto curativa como preventiva sob qualquer regime de atendimento, inclusive o domiciliar, cujos serviços externos irradiam até o âmbito familiar, constituindo-se também, em centro de educação, capacitação de Recursos Humanos e de Pesquisas em Saúde, bem como de encaminhamento de pacientes, cabendo-lhe supervisionar e orientar os estabelecimentos de saúde a ele vinculados tecnicamente."

O termo hospital, de acordo com Antunes (1991, p. 12), tem sido aplicado a diferentes estabelecimentos, com clinicas, ambulatórios, dispensários, asilos, maternidades, centros cirúrgicos, podendo até ser comparado com a oca do pajé, os templos antigos e os mosteiros medievais, freqüentemente citados como precursores dos atuais hospitais.

De acordo com Taraboulsi (2003, p.22) os hospitais têm uma missão nobre a cumprir e não simplesmente realizar transações comerciais. O cliente de saúde precisa ser visto como pessoa e tratado com respeito, nada melhor que a empatia para entender seu estado de angustia e insegurança. A grandeza do papel desempenhado pelos hospitais, confere a seus funcionários – enfermeiros, médicos e voluntários, o título de missionários, pois trabalhar no ambiente hospitalar representa servir com amor e desprendimento, dessa forma, torna-se também uma missão a cumprir e não somente uma profissão a exercer.

1.2 Evolução Histórica do Hospital

A idéia de que o doente precisa de cuidados e abrigo, conforme Antunes (1991, p. 159), é anterior à possibilidade de gastar com tratamentos médicos. Todas as cidades em todas as épocas, mobilizaram-se para tentar prover essa necessidade. Templos, conventos e mosteiros foram as primeiras instituições a receber doentes e a lhes providenciar atenções especiais. Em geral, esses estabelecimentos acomodavam os pacientes na posição horizontal, em áreas de acesso restrito, e a devoção religiosa de seus mantenedores permitia-lhes fornecer algo mais que cuidados aos corpos doloridos.

Hotéis e hospitais têm a mesma origem, segundo Boeger (2003, p.19), locais que serviam como abrigos para viajantes e também doentes - que eram levados a esses locais para isolamento. O vocábulo hospes, que quer dizer hóspede originou-se de hospitalis e hospitium, que são os antigos locais que acomodavam peregrinos, as pessoas que viajavam de uma cidade a outra e também enfermos. Nos dias de hoje o autor compara a estrutura física dos antigos hospitais e sanatórios com as dos hotéis.

Por volta de 360 a.C em Roma, surgiu o primeiro hospital com o real intuito de curar e prestar assistência ao doente, de acordo com estudos de Boeger (2003, p.19), dando-lhe um diagnostico e tratamentos. Os hospitais militares e a cruz vermelha internacional originaram-se de enfermarias que assistiam os guerreiros e gladiadores romanos. Com o desenvolvimento da medicina, evoluiu-se também o ‘hospital’. Já na Grécia, um ambulatório de pronto atendimento funcionava para que o doente não precisasse ficar internado. Porém, conforme estudos de Antunes (1991, p.159) durante toda a Idade Média compartilhava-se a convicção de que a assistência espiritual era o remédio mais indicado em casos de doenças e de outros problemas.

Os hospitais se desenvolveram e especializaram conforme sua época e local. Conforme estudos de Boeger (2003, p.20) o primeiro hospital da Inglaterra tinha como objetivo restaurar a saúde, dessa forma, surgiu à necessidade de especializações e também seu segundo hospital – especializado em doenças contagiosas, como a hanseníase. Em Portugal, havia as obras de misericórdia a enfermos – que originaram a Irmandade de Misericórdia das Santas Casas, que se espalhou pelo mundo, chegando à América com o Hospital Jesus Nazareno no México.

A Santa Casa de Misericórdia de Santos, como narra Boeger (2003, p.21) foi o primeiro hospital brasileiro, construído em 1543 por Brás Cubas e com o desbravar dos exploradores outros hospitais eram construídos para atendimento dos colonizadores, dessa forma que surge a Santa Casa de São Paulo.

2. Hotelaria Hospitalar

2.1 Definição

“Hotelaria é a arte de oferecer serviços repletos de presteza, alegria, dedicação e respeito, fatores que geram a satisfação, o encantamento do cliente e principalmente, a humanização do atendimento e do ambiente hospitalar.” (TARABOULSI, 2003, p.43)

Os serviços que são oferecidos pelas instituições de saúde, de acordo com o modo de ver de Taraboulsi (2003, p.43), deixam a desejar em aspectos como: organização, atendimento adequado, respeito e cortesia.

A hotelaria hospitalar é descrita por Taraboulsi (2003, p.18) como a tendência que veio para livrar os hospitais da “cara de hospital”, oferecendo em sua essência adaptação para a nova realidade do mercado, transformando e incorporando novos processos, condutas e serviços.

O hospital é visto como um lugar frio e impessoal, sem envolvimentos afetivos entre funcionários e pacientes, segundo afirmação de Godoi (2004, p.40). Dessa forma a hotelaria hospitalar vê o hospital como um hotel, com o diferencial de ter uma clientela diferenciada e com maior grau de sensibilidade. Portanto, implantar os serviços oferecidos em hotéis a esse público tornará sua estada menos desagradável e cansativa. O hospital não se tornará o local perfeito para se ficar, mas possibilitará que o cliente tenha suas principais necessidades atendidas.

Não são todos os serviços hoteleiros que podem ser transferidos para a atividade hospitalar, e mesmo os que podem sofrem modificações, de acordo do Taraboulsi (2003, p.47)

Dias (2003) expõe em seu trabalho a estrutura básica para hotelaria hospitalar, constituída pela governança – lavanderia, rouparia, camareiras, higiene, limpeza e gerenciamento de resíduos sólidos, nutrição e dietética – refeitórios, restaurantes e lanchonetes, paisagismo e jardinagem, segurança pessoal e patrimonial, estacionamento, recepção e portaria, serviços de atendimento, manutenção,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (38.2 Kb)  
Continuar por mais 22 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com