TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

HSBC É MULTADO EM R$ 67,5 MILHOES POR ESPIONAR FUNCIONARIOS, DIZ MPT-PR

Ensaios: HSBC É MULTADO EM R$ 67,5 MILHOES POR ESPIONAR FUNCIONARIOS, DIZ MPT-PR. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/11/2014  •  620 Palavras (3 Páginas)  •  286 Visualizações

Página 1 de 3

1 INTRODUÇÃO

O objetivo deste trabalho é discutir sobre o artigo “HSBC é multado em 67,5 milhões por espionar funcionários, diz MPT-PR”. Observando os pontos negativos e o abuso da utilização dos meios de informação ao expor de forma irresponsável a privacidade dos funcionários afastados por doença. Não se levando em consideração as questões éticas, de valores e respeito ao ser humano e cidadão.

Assim, o presente trabalho compõe-se, além desta introdução, de dois tópicos. O segundo é dedicado à relação da gestão de recursos humanos com os valores éticos e morais. O terceiro é sobre a importância da informação e conhecimentos para as empresas. O quarto tópico dedica-se a concluir os escritos.

2 RELAÇÃO DA GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS COM OS VALORES ETICOS E MORAIS

O artigo abordado neste trabalho leva a reflexão sobre a conduta adotada pelo banco HSBC em relação aos funcionários afastados por doença. Está claro que houve negligência ao investigar a vida dos funcionários, violando a liberdade e a privacidade dos cidadãos trabalhadores. Foi uma atitude antiética e desrespeitosa.

A preocupação em nenhum momento foi com o bem estar social, material e emocional dos trabalhadores, e sim, com a suspeita de estarem sendo lesados por alguma atitude fraudulenta. Os valores morais não foram levados em consideração ao agirem dessa forma, pois a questão vai muito além de estar ou não estar fraudando resultados médicos e ou doenças, a questão é de como estão tratando as questões sociais e humanas dentro da empresa, cuidados de prevenção de doenças e acidentes. A Gestão de Recursos Humanos é de fundamental importância para apontar as deficiências nesse aspecto e assim dar uma melhor qualidade de trabalho aos funcionários e de segurança também, consequentemente diminuindo o número de afastamentos, as insatisfações, e acidentes.

3 A IMPORTANCIA DA INFORMAÇAO E DO CONHECIMENTO PARA AS EMPRESAS

A Informação e o Conhecimento estão correlacionados e devem ser utilizadas para o aperfeiçoamento das atividades e ferramentas de trabalho e também em tomadas de decisão, buscando sempre a melhor e mais eficaz alternativa. O objetivo da utilização do uso de informação em conjunto com o conhecimento é para facilitar o andamento operacional e funcional de uma empresa e dos funcionários, agilizando os processos e a organização, porém, o acesso à informação também pode gerar alguns transtornos ao meio organizacional, entre eles, a falta de privacidade, abuso de poder, investigação de funcionários, invasão de correspondências eletrônicas, acessos em rede.

4 CONCLUSÃO

O assunto abordado no artigo apresentado neste trabalho remete ao fato de que a empresa Banco HSBC cometeu falha grave na sua forma de gestão, acarretando em uma multa milionária e em futuras ações por danos morais individuais. Ao se tratar de pessoas é necessário toda a cautela e respeito, e não houve isso por parte do HSBC. Invadir a privacidade de um cidadão viola o direito fundamental, além de não ser a atitude correta a se tomar em uma situação como essa. O funcionário também deve ser tratado como um bem, pois é a mão de obra dessas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com