TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Handebol

Monografias: Handebol. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/10/2013  •  9.489 Palavras (38 Páginas)  •  1.197 Visualizações

Página 1 de 38

S U M Á R I O

Introdução 07

1. Histórico 14

1.1. Handebol no mundo 14

1.2. Handebol no Brasil 17

2. Características e necessidades da criança 17

2.1. Domínio cognitivo 18

2.2. Domínio afetivo 20

2.3. Domínio psicomotor 22

3. A iniciação do Handebol para crianças 24

4. Técnica do arremesso à gol (lançamento) 32

4.1. Conceituação 32

4.2. Tipos de arremessos identificados 36

4.3. Situação de jogo 41

4.4. Qualidades essenciais para um bom arremesso 46

4.5. Condições técnicas do arremesso 49

Conclusão 53

Referência bibliográfica 82

RESUMO

O estudo sobre o handebol na escola, teve como objetivo, uma abordagem teórica pedagógica do handebol no ensino fundamental e médio .

Em princípio foi realizado um estudo bibliográfico das características e necessidades da criança. Partimos do pressuposto que o comportamento ocorre em três domínios: cognitivo, afetivo e psicomotor. A seguir foi abordada a iniciação do handebol na escola e sua influência na formação do jogador de handebol, bem como sua motivação, a idade ideal para iniciar a modalidade e os diferentes momentos de formação. Verificou-se diferentes aspectos metodológicos que devem ser levados em consideração, na iniciação do handebol, dentro de um processo de ensino aprendizagem.

INTRODUÇÃO

O handebol surgiu no Brasil, por volta de 1.950/52. O grande impulso a nível nacional começou a acelerar em 1.969 quando foi introduzido nos Iº Jogos Estudantis Brasileiros. Na Europa o handebol (de salão) teve seu inicio e impulso na década de 30, portanto, o Brasil está aproximadamente 40 anos atrás dos países da Europa que desenvolvem o handebol.

O objetivo principal do handebol é conseguir a marcação de gols. Para se marcar um gol a equipe deve combinar perfeitamente as técnicas de ataque, iniciando pelo perfeito domínio dos diversos tipos de passes, recepção e fintas, além de outros recursos importantes, que colocam um jogador em condições de arremessar, após ter conseguido desequilibrar a defesa adversária.

A defesa procura evitar que um atacante se posicione ou consiga uma situação favorável para finalizar (arremesso a gol), utilizando técnicas defensivas, tais como: posição básica, deslocamentos, bloqueio e marcação. Com isto, o handebol torna-se uma luta constante entre defensores, que procuram provocar o erro adversário, e os atacantes que buscam constantemente uma posição ideal para a finalização. A posse de bola, no ataque, é fundamental para se conseguir a marcação de gols. Uma equipe deve evitar ao máximo perder um ataque por erro técnico (passe e recepção errada, duplo drible, mais que três passos, falta de ataque, etc.) já que neste caso o percentual de gol é zero, sendo que num arremesso, sempre existe uma chance de se marcar o gol.

Com a evolução técnica e tática da defesa, que cada vez mais procura forçar o erro adversário, pelas constantes saídas e pressão nos atacantes, hoje

é imprescindível o bom domínio das técnicas de ataque, pois vence o jogo

quem cometer menos erros técnicos (passe e recepção errada, duplo drible, falta de ataque, mais que três passos, arremesso, etc.).

O lançamento (arremesso à gol) é o último gesto técnico utilizado enquanto uma equipe estiver de posse da bola. O lançamento é precedido de vários movimentos técnico-tático e utilização de elementos motores específicos de ataque, através do qual se consegue o objetivo do handebol, ou seja, a marcação de um gol.

Os lançamentos (arremessos) são gestos técnicos complexos, com grande exigência de coordenação motora e alto nível de força explosiva. Devem ser executados a partir do momento que um jogador está em condições favoráveis e o faça no momento oportuno.

Para que um lançamento consiga o resultado positivo esperado, há necessidade de cumprir os passos da biomecânica do movimento, ou seja, a execução correta da técnica do movimento. Alguns fatores devem ser observados:

A - Movimento articular. A técnica de execução dos arremessos deve ser com movimento articular amplo para que os músculos tenham a capacidade de aplicar as forças gerais na contração muscular.

Na fase inicial, deve-se vencer a inércia da bola e do braço e, na fase final, produzir uma aceleração positiva ao longo do movimento articular até o momento da soltura da bola. Daí a necessidade de dotar os músculos que intervém no lançamento (antebraço e pulso) de uma grande velocidade para produzir uma aceleração positiva em todo o movimento.

B - Atuação dos antagonistas. O arremesso não se produz no momento de maior aceleração, como seria o ideal, e sim quando o movimento está

sofrendo uma desaceleração. Isto é devido à atuação dos antagonistas que de forma reflexa freia o movimento.

A aquisição dos altos níveis de força dos antagonistas diminui esta fase de freada, onde podemos realizar o arremesso com mais explosão.

C - Atuação dos fixadores (grandes

...

Baixar como (para membros premium)  txt (64 Kb)  
Continuar por mais 37 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com