TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Handebol

Artigos Científicos: Handebol. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/3/2015  •  1.692 Palavras (7 Páginas)  •  967 Visualizações

Página 1 de 7

Pedagogia do Handebol

JOGANDO é que se aprende!

Menu

Pular para o conteúdo

Home

Missão

Como Ensinar Handebol

Dúvidas

Literatura

Contato

PLANOS DE AULA E TREINOS

4 NOVEMBRO 2012 POR LUCAS LEONARDO

Jogos Pedagógicos – Ensinando a Saltar a Arremessar no Handebol

Quantas vezes não temos que solicitar ao nosso aluno: “Salte para arremessar!” depois de uma finalização realizada por ele sem a utilização destas habilidades?

Uma estratégia muito utilizada para ensinar o aluno a salta e arremessar é pedir para que, simplesmente, façam isso, um de cada vez, com todos os outros amigos aguardando sua vez para fazer, por meio de correções do professor sobre o procedimento adotado pelo aluno.

Isto ensina? Sim, claro! Porém, também expõe o aluno que não consegue e este é o primeiro passo para a desistência do aluno. Portanto, devemos ter sensibilidade pedagógica quando tratamos do assunto.

Logo, uma forma adequada para isso seria ensinar o aluno a saltar e arremessar sem precisar de grandes intervenções, ou seja, criando atividades nas quais ele faça isso pela própria solicitação da atividade.

Para isso, apresento um jogo, que se faz jogante com relação a esta regra, de forma que o jogador seja impelido a tentar saltar e arremessar para ter êxito: Trata-se do Dodgebol com uma rede de voleibol. Continuar lendo →

Postado em Abordagem Pedagógica, Artigos com Vídeos, Currículo de Formação, Handebol na Escola, Jogos Pedagógicos, Pedagogia do Handebol, Planos de Aula e Treinos, Professor na Iniciação | Marcado Artigos com Vídeos, Currículo de Formação, Jogos Pedagógicos, Pedagogia do Handebol, Professor na Iniciação, Vídeos Pedagógicos | 8 Comentários

11 JANEIRO 2012 POR LUCAS LEONARDO

Frutos de uma aula de Pós-Graduação – Jogos que ensinam Handebol 2

Após o primeiro artigo desta série, segue agora mais um jogo apresentado pelo grupo de alunos da Pós-Graduação em Pedagogia e Treinamento em Jogos Esportivos Coletivos, no módulo de iniciação e especialização ao Handebol oferecido pela Universidade Gama-Filho.

Os jogos desenvolvidos pelo grupo em questão tratam do ensino dos seguintes temas:

Tema 2:

Defesa: Marcação individual.

Ataque: Desmarque com progressão ao alvo adversário, passe e recepção.

O grupo apresentou uma progressão muito interessante de atividades, no entanto, Continuar lendo →

Postado em Abordagem Pedagógica, Análise do Jogo, Currículo de Formação, Jogos Pedagógicos, Pedagogia do Handebol, Planos de Aula e Treinos, Professor na Iniciação | Marcado Artigos com Figuras, Jogos de Ataque, Jogos de Defesa, Jogos Pedagógicos, Pedagogia do Handebol, Proposta Pedagógica | 2 Comentários

21 DEZEMBRO 2011 POR LUCAS LEONARDO

Frutos de uma aula de Pós Graduação – Jogos que ensinam Handebol 1

Nos dias 10 e 11/12 de 2011, fui o docente da turma de especialização da Universidade Gama-Filho, do curso de Pedagogia e Treinamento dos Jogos Esportivos Coletivos, ministrando o módulo de Iniciação e Treinamento do Handebol, na qual 3 turmas de especializandos da cidade de São Paulo participaram. O curso foi realizado no Centro Olímpico, com total apoio do professor Daniel “Cubano”, para o qual deixo um forte abraço, pois foi muito interessante a conversa e a troca de experiências que tivemos.

De forma geral, o curso tratou de 4 principais eixos: A visão sistêmica do handebol, métodos de ensino – tratando da valorização do Jogo como forma de ensinar, definição dos conteúdos de aprendizagem e os sistemas de jogo para a iniciação e especialização.

Como avaliação, ou melhor, frutos deste processo, no último dia de curso, foram divididos 4 grupos que receberam uma tarefa: construir um único jogo que pudesse dar conta de ensinar diversos conteúdos relacionados ao processo de aprendizagem ao handebol. Abaixo, seguem os temas trabalhados por cada grupo:

Tema 1:

Desenvolver um jogo que possa ensinar:

Defesa: A troca de atacantes ou acompanhamento destes dentro de um sistema defensivo aberto.

Ataque: Queda de segundo pivô.

Tema 2:

Desenvolver um jogo que possa ensinar:

Defesa: Marcação individual.

Ataque: Desmarque com progressão ao alvo adversário, passe e recepção.

Tema 3:

Desenvolver um jogo que possa ensinar:

Defesa: Jogar contra superioridade numérica ofensiva e trabalhar a troca de marcação do pivô.

Ataque: Luta pelo espaço vazio (para Pivôs).

Tema 4:

Desenvolver um jogo que possa ensinar:

Defesa: Marcação em zona para defesas em 2 linhas e valorização do contato físico.

Ataque: Ocupação de espaços vazios e finalização.

Os resultados foram maravilhosos e, com a devida autorização de cada grupo, publico abaixo a atividade proposta para o tema 1 e realizo uma breve análise pedagógica de cada uma desta. Nos próximos artigos, farei o mesmo com os outros 3 temas. Continuar lendo →

Postado em Abordagem Pedagógica, Análise do Jogo, Artigos com Figuras, Currículo de Formação, Jogos Pedagógicos, Pedagogia do Handebol, Planos de Aula e Treinos, Professor na Iniciação | Marcado Artigos com Figuras, Jogos de Ataque, Jogos de Defesa, Jogos Pedagógicos, Pedagogia do Handebol, Proposta Pedagógica | 3 Comentários

24 NOVEMBRO 2011 POR LUCAS LEONARDO

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.4 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com