TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Havaianas: Com O Mundo Aos Seus pés

Pesquisas Acadêmicas: Havaianas: Com O Mundo Aos Seus pés. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/3/2014  •  369 Palavras (2 Páginas)  •  1.003 Visualizações

Página 1 de 2

Havaianas: Com o mundo aos seus pés

As Havaianas, conhecida por suas sandálias de borracha que não deformam, não soltam as tiras e não tem cheiro, sofreu uma queda nas vendas no anos 80 pincipalmente pelo produto ter se tonado um commodity (equivalente e trocável por outra igual independentemente de quem a produz), ou seja, atingiu uma zona de conforto. Isso se deu devido a marca estar associada às classes mais baixas e também por manter o mesmo processo de produção desde a criação da empresa.

A reação por parte da empresa se teve pela proposta de conquistar a classe média, o foco passou a ser no usuário e não no produto. A ideia era baseada no custo x benefício – maior custo = maior beneficio e com isso mais conforto, mais status, etc. As Havaianas não mais seria um produto comprado pela necessidade mas sim pelo desejo de se ter uma sandália de uma linha com opções de cores e modelos diferentes.

Essa mudança de paradigma com foco na classe média, preços compativeis com o perfil de cada publico acarretou em mudanças internas. Investimento em maquinario e processo de produção para fabricação e armazenamento, treinamento de funcionarios foram as principais mudanças para a consolidação da nova filosofia da empresa. A fabricação de produtos foi orientada pelo mercado, ou seja, foi possivel prozuzir menores lotes num processo mais ágil.

Também houve um investimento na comunicação da marca: publicidade, relações publicas e acessoria no mesmo nível de importancia e atuação. Uma das funcionalidades da midia impresssa foi apresenatar as novas linhas aos formadores de opinião bem como artistas, empresas e eventos.

As mudanças na concepção da marca foram consideráveis. O produto passou a ter visibilidade internacional com preços elevados comparado ao mercado brasileiro, a distribuição passou a ser para públicos específicos e para distribuidores regionais exclusivos, escolhidos por visão de mercado, a comunicação feita atraves de pessoas formadoras de opiniao usadas como veiculos para promover a marca foram tornando a marca mais presente e mais constante.

Contudo, podemos perceber que, graças a esses planos de ação e estrategias, as sandalias de dedo deixou de ser um item basico para virar um “icone cult da cultura pop” sendo desejada pelo sua personalização e tendencia de moda.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com