TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Hidrocarbonetos

Artigo: Hidrocarbonetos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/4/2014  •  953 Palavras (4 Páginas)  •  1.051 Visualizações

Página 1 de 4

Hidrocarbonetos

A estrutura das moléculas dos hidrocarbonetos baseia-se na tetravalência do carbono, isto é, em sua capacidade de ligar-se, quimicamente, a quatro outros átomos, inclusive de carbono, simultaneamente.

Resumo:

Em três tubos de ensaio foram analisados compostos químicos quanto sua densidade e solubidade, logo após em outros tubos de ensaio foram observados a presença de oxigênio nos compostos devido a coloração obtida com adição de cristais de iodo. No bico de bunsen pudemos observar a combustão completa e incompleta a partir do controle de entrada de ar.

Introdução:

O presente trabalho visa relatar os testes de solubilidade e densidade de algumas substâncias, a presença e ausência de oxigênio em alguns compostos orgânicos e a combustão completa e incompleta através do bico de bunsen com o objetivo de classificá-los de acordo com sua interação com determinados reagentes, os quais serão identificados na prática laboratorial e, por conseguinte descrevidos.

O conceito de solubilidade, de forma geral é a capacidade de uma substância tem de se dissolver em outra. Algumas substâncias são apolares. Tolueno e hexano são compostos químicos apolar. Devido à existência de substâncias polares e apolares, há uma regra, para verificar se as substâncias podem se dissolver. A regra é: “o semelhante se dissolve no semelhante”. Isto significa que se está tentando dissolver um soluto polar, um solvente polar deve ser usado, e de modo semelhante, se ele está tentando dissolver um soluto apolar, um solvente apolar deve ser usado.

O iodo é um sólido altamente volátil em temperatura ambiente, tendo uma aparência e coloração próxima ao negro. Já seu gás apresenta cor azul-violeta de odor irritante. Não se dissolve facilmente em água, ao contrário do que ocorre quando em contato com compostos como o dissulfeto de carbono, tetra cloreto de carbono e clorofórmio, legando a esses elementos coloração violeta. Ao ser dissolvido em álcool ou éter, forma soluções de cor marrom devido a presença do oxigênio.

Examinamos o bico de gás, identificando a suas partes. Acendemos o bico de gás e observamos as chamas com a entrada de ar fechada e depois aberta, com ela aberta observamos as diferentes regiões da chama azul (entrada de Ar aberta)

Parte experimental:

Materiais e reagentes;

Suporte para tubos de ensaio;

Tubos de ensaio;

Pipeta;

Bico de bunsen

Fósforo

Hexano;

Tolueno;

Água;

Álcool etílico;

Acetona;

Clorofórmio;

Tolueno;

Iodo.

Procedimento

Experimento 1;

Após uma breve fundamentação teórica sobre solubilidade e densidade realizada oralmente foram realizados experimentos com intuito de verificação de solubilidade e densidade das diversas substâncias acima citadas.

Substância Resultados

• 1 mL de H2O + 1 mL de hexano; Heterogênea

• 1 mL de H2O + 1 mL tolueno; Heterogênea

1 mL de hexano+ 1 ml tolueno; Homogênea

Experimento 2

Substância

Resultados

Álcool etílico + iodo cor marrom

Acetona + iodo cor marrom

clorofórmio + iodo cor violeta

tolueno + iodo cor violeta

Nesta experiência, após a mistura dos compostos utilizados com o iodo, a mistura ficar com uma cor acastanhada, verifica se a existência

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com