TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Hidrocarbonetos

Projeto de pesquisa: Hidrocarbonetos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  31/8/2014  •  Projeto de pesquisa  •  2.038 Palavras (9 Páginas)  •  405 Visualizações

Página 1 de 9

Introdução

Vamos supor que apareça na superfície do mar da costa brasileira uma grande mancha de óleo. Na melhor das hipóteses, um escapa natural de petróleo (Produto da transformação da matéria orgânica, considerado uma mistura de hidrocarbonetos porque seus derivados possuem de 1 a 38 carbonos em suas cadeias estruturais, como também hidrogênio) indicando a concentração do precioso combustível naquela região. Na pior delas, vazamento do produto de um navio (Que causaria um impacto ambiental incalculável). Como saber a verdade ? Basta que poucos mililitros da substância sejam encaminhados para o Centro de Pesquisas da Petrobras.

Cientistas analisam a amostra e em 24 horas têm condições de apontar de que parte do mundo se origina esse petróleo. Isso porque a unidade mantém um banco de dados com sete mil amostras dos códigos genéticos de óleos produzidos em 65 países.

Estudos de biomarcadores contidos na matéria orgânica tem aplicação também nas atividades de exploração e produção de petróleo. Ao identificar o tipo de rocha geradora de óleo e estimar o nível de evolução térmica em que ocorre a transformação da matéria orgânica, técnicos ajudam a orientar a perfuração de novos poços para áreas onde há chances de encontrar acumulação da substância.

Hidrocarbonetos

São compostos orgânicos formados unicamente por carbono e hidrogênio unidos tetraedricamente por ligação covalente assim como todos os compostos orgânicos. Os hidrocarbonetos são a chave principal da química orgânica, visto que são eles que fornecem as coordenadas principais para formação de novas cadeias e posteriormente para nomenclatura de outros compostos. Praticamente todos os alcanos ocorrem naturalmente no gás natural do petróleo, enquanto que os mais pesados, alcenos e alcinos são obtidos no processo de refinação. Podendo também ser sintetizados em laboratório.

O estado físico dos hidrocarbonetos geralmente é gasoso ou líquido, em virtude de seu baixo ponto de fusão e ebulição, por ser apolares, e unidos por forças intermoleculares fracas, são pouco solúveis em água, ou seja, seu grau de dissociação é bastante pequeno até que seja atingido o equilibrio. Os hidrocarbonetos são subdivididos em alcanos, alcenos e alcinos, podendo ser de cadeias ramificadas, cíclicos ou acíclicos, saturados e insaturados e aromáticos.

Petróleo

É um produto da transformação da matéria orgânica (encontrada no fundo dos mares ou em terra) que passou por modificações ao longo de milhares de anos. Considerado uma mistura de hidrocarbonetos porque seus derivados possuem de 1 a 38 carbonos em suas cadeias estruturais, como também hidrogênio. O nome dado a essa espécie deriva do latim: petra = pedra, oleum = óleo e, como o próprio nome já diz, é um líquido oleoso (denso e de cor escura), extraído da pedra.

Cada um apresenta moléculas de determinado tamanho, ao qual sua temperatura de ebulição está diretamente relacionada: os hidrocarbonetos formados por moléculas pequenas possuem temperaturas de ebulição baixas; os formados por moléculas grandes, temperaturas de ebulição elevadas.

Para aqueles que pensam que o petróleo é encontrado em forma de um rio subterrâneo, lamentamos em informar que isto não é verdade. O petróleo fica impregnado às rochas sedimentares (rochas porosas formadas por calcário e areia) e estas o absorvem transportando-o para o interior da crosta terrestre. As jazidas (poços de petróleo) são formadas porque algumas rochas são impermeáveis, sendo assim, o óleo se acumula formando poços de petróleo.

Os solos onde se encontram mais jazidas de petróleo são no fundo dos oceanos e pântanos, onde há maior decomposição de matéria orgânica.

Os Processos de Extração:

 Prospecção: É a localização de bacias sedimentares por meio de análise detalhada do solo e do subsolo. O geólogo que determina a probabilidade de haver rochas-reservatório com petróleo aprisionado pode fazê-lo de diversas maneiras, como por meio de imagens de satélites. Ele também utiliza alguns equipamentos; veja alguns deles:

o Gravímetro: detecta sutis variações na gravidade que indicam o fluxo subterrâneo do petróleo;

o Magnetômetros: mede minúsculas mudanças no campo magnético, também causadas pelo fluxo do petróleo;

o Sniffers (farejadores): narizes eletrônicos que detectam a presença de hidrocarbonetos (constituintes do petróleo);

o Sismólogos: esses aparelhos criam ondas de choque que passam pelas rochas e depois são refletidas para a superfície. Essas ondas podem ser criadas por canhões de ar comprimido, que disparam pulsos de ar na água e, por meio de hidrofones, captam as ondas refletidas. Também é possível utilizar detonações com cargas explosivas no solo ou caminhões impactadores que golpeiam chapas pesadas dispostas no solo.

 Perfuração: Uma vez descobertas às jazidas de petróleo, realiza-se a marcação com coordenadas GPS e boias marcadoras sobre a água do mar. Se for na terra, realiza-se a perfuração do solo de um primeiro poço. Se realmente existir o petróleo, outros poços são perfurados e analisa-se se a extração é viável economicamente. Essa perfuração, que pode atingir profundidades de 800 a 6.000 metros, é feita em terra por meio de sondas de perfuração e no mar com plataformas marítimas (imagem). As torres de perfuração podem ter uma broca simples com diamantes industriais; ou um trio de brocas interligadas com dentes de aço.

 Extração: Na terra, o petróleo é encontrado acima de água salgada e embaixo de uma camada gasosa em alta pressão. Assim, quando o poço é perfurado, o petróleo pode jorrar espontaneamente até a superfície em razão da pressão do gás. Quando essa pressão diminui é necessário o uso de equipamentos que bombardeiam o petróleo para a superfície. Se o petróleo for muito denso é preciso injetar vapor de água aquecido sob pressão por meio de um segundo poço cavado no reservatório. O calor do vapor diminui a viscosidade do petróleo e a pressão ajuda a empurrá-lo para cima no poço. No mar, essa extração é mais difícil, sendo feita com a utilização de equipamentos especiais de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.6 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com