TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Hidrostatica

Trabalho Universitário: Hidrostatica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/10/2013  •  1.035 Palavras (5 Páginas)  •  1.761 Visualizações

Página 1 de 5

ATPS de FUNDAMENTOS DE HIDROSTÁTICA E CALORIMETRIA

O Trabalho deverá ser redigido conforme o modelo do arquivo Atps Modelo Anhanguera disponível no site do professor e deverá ser entregue na aula anterior à prova (primeira), conforme cronograma já disponibilizado.

TEMAS

A Turma deve se dividir em até 12 grupos, e os temas serão por sorteio. O representante de Classe estará encarregado de fazer isso e apresentar ao professor o lista com os integrantes de cada grupo.

1 – Fluidos Definição e Propriedades

Baseado no problema abaixo Defina Fluidos, Explique a diferença entre líquidos e gases e defina as propriedades dos fluidos: Massa Específica, Massa Específica relativa, Peso especifico, Peso especifico relativo. E solucione o problema. Coloque uma figura representando a situação do peixe.

Problema

Um peixe mantém sua profundidade na água ajustando a quantidade de ar em ossos porosos ou em bolsas de ar para tornas sua densidade média igual a da água. Suponha que com as bolsas de ar vazias um peixe tenha densidade de 1,08 g/cm3. Para que fração de seu volume o peixe deve inflar suas bolsas de ar para reduzir sua densidade até o valor da densidade da água

2 – Pressão de um fluido em repouso – Teorema de Stevin

Baseado no problema abaixo explique os teorema de Steven e como a pressão pode ser calculada num fluido em repouso. Desenhe a situação e mostre as equações envolvidas e resolva o problema. Encontre informações sobre o submarino Trieste e o que ele fez em 1960.

Problema

A profundidade máxima dmax que um mergulhador pode descer com um Snorkel (tubo de respiração bucal) é determinada pela densidade da água e pelo fato de que os pulmões humanos suportam uma diferença de pressão máxima (entre o interior e o exterior da cavidade torácica) de 0,05 atm. Qual é a diferença em dmax para água pura e a água do Mar Morto (a água natural mais salgada do mundo, com uma densidade de 1,5 x 103 Kg/m3).

3 – O Princípio de Pascal

Baseado no problema abaixo explique o Principio de Pascal e sua relação com o elevador hidráulico, apresente as equações o desenho do elevador (pode ser foto) e resolva o problema. Quais empresas em Piracicaba produzem equipamentos e maquinas com o Principio de pascal. Além do elevador hidráulico quais outros equipamentos de nosso dia a dia aplicam o Principio de pascal

Problema

A pressão efetiva (relativa, manométrica) máxima em um elevador hidráulico é 18 atm. Qual é a maior massa de veículo que pode ser elevada se o diâmetro do tubo de elevação é 22 cm

4 – O Princípio de Arquimedes

Baseado no problema abaixo explique o Principio de Arquimedes e sua relação com a flutuação dos barcos. Apresente as equações relacionadas e desenhe a situação com barcos. Resolva o problema o problema. Conte a estória sobre Como Arquimedes descobriu esses principio.

Problema

Três crianças, cada uma pesando 356 N, fazem uma jangada com toras de 0,30 m de diâmetro e 1,80 m de comprimento. Quantas toras são necessárias para mantê-la flutuando em água doce? Suponha que a densidade das toras é de 800 kg/m3.

5 - Escalas de Pressão

Baseado no problema abaixo enumere as escalas de pressão e suas relações (conversão) e desenhe o esquema das pressões para diferenciar a absoluta a relativa ou manométrica. Resolva o problema e apresente o desenho de um manômetro diferencial e um manômetro de Bourdon.

Problema

Você infla os pneus de seu carro até 28 psi. Posteriormente, você mede sua pressão sanguínea, obtendo uma leitura de 120/80 em mm hg. Em países com medidas métricas, essas pressões são frequentemente lidas em quilopascals (Kpa). Em quilopascals, quais são a pressão nos pneus do seu carro e (b) sua pressão sanguínea.

6 – Barômetro de Mercúrio

Baseado no problema abaixo e explique o principio envolvido no barômetro de mercúrio criado por Torriceli, desenhe o barômetro, apresente as equações envolvidas. Resolva o problema faça um esquema

Problema

Considere que a leitura de um Barômetro no topo de um edifício seja 751 mm

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com