TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Higiene ocupacional ou do trabalho ou industrial

Resenha: Higiene ocupacional ou do trabalho ou industrial. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/10/2013  •  Resenha  •  346 Palavras (2 Páginas)  •  591 Visualizações

Página 1 de 2

Higiene ocupacional ou do trabalho ou industrial: ciência e arte dedicada à prevenção, reconhecimento, avaliação e controle dos fatores ambientais ou tensões emanadas ou provocadas pelo local de trabalho, e que podem ocasionar enfermidades, destruir a saúde e o bem estar, ou criar algum mal estar significativo entre os colaboradores ou cidadão da comunidade (def.: a.i.ha. - american industrial hygiene association).

Limite de exposição ou limite de tolerância ou tlv-twa (threshold values limits- valores limites de exposição – média ponderada): corresponde a uma concentração ou intensidade média de um agente químico, físico ou biológico presente no ambiente de trabalho, que quase todos os colaboradores possam estar expostos a esse ambiente, em um intervalo de tempo de 8 horas diárias e 40 horas semanais, sem que ocorra a manifestação de um efeito adverso em seu organismo.

Medidas de controle: ações tomadas para eliminar, neutralizar e /ou minimizar os riscos de exposição aos agentes ambientais. Podem ser de âmbito coletivo (equipamento de proteção coletiva-epc ou individual ( equipamento de proteção individual –epi)

Modo de exposição: é uma avaliação qualitativa da ordem e grandeza da exposição de colaboradores aos agentes químicos físicos presentes no ambiente trabalho. Este depende, basicamente, da quantidade / intensidade dos agentes presentes, do tipo de atividade executada, do local a das condições de emissão e dispersão do agente e das barreiras de contato existentes. Pode variar entre os gse’s refletindo exposição em condições normais de operações. Possuem os seguintes critérios de avaliação:

 Irrelevante- em condições normais de trabalho, o contato dos colaboradores com o agente é praticamente inexistente.

 Ocasional- em condições normais de trabalho, o contato dos colaboradores com o agente é esporádico.

 Intermitente- em condições normais de trabalho, o contato dos colaboradores com o agente ocorre em períodos não contínuos.

 Habitual- em condições normais de trabalho, o contato dos colaboradores com o agente é frequente.

NIOSH:national institute of occupational safety and health (instituto nacional de segurança e saúde ocupacional –EUA).

Nível de ação (NA): (no limite de caráter preventivo, que quando superado devera desencadear ações preventivas, de forma que as exposições aos agentes não ultrapassem seus respectivos limites de exposição (na= ½ tlv).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com