TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Historia Da Higiene Ocupacional

Trabalho Universitário: Historia Da Higiene Ocupacional. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/11/2013  •  1.476 Palavras (6 Páginas)  •  1.689 Visualizações

Página 1 de 6

ÍNDICE

1 RESUMO

2 INTRODUÇÃO

2.1 HISTÓRIA

2.2 A IMPORTÂNCIA DA HIGIENE OCUPACIONAL

2 INTRODUÇÃO

A International Occupational Hygiene Association (IOHA) define Higiene Ocupacional como:

“A disciplina de antecipar, reconhecer, avaliar e controlar riscos para a saúde no ambiente de trabalho com o objetivo de proteger a saúde e bem estar do trabalhador e proteger a comunidade como um todo.”

ANTECIPAÇÃO – isto envolve identificar os riscos potenciais no local de trabalho antes que eles apareçam.

RECONHECIMENTO – isto envolve identificar o risco potencial que um agente químico, físico ou biológico – ou uma situação ergonômica adversa – representa para a saúde.

Agentes químicos: Gases, vapores, sólidos, fibras, líquidos, pós, névoas, fumaças, etc.

Agentes físicos: Ruído e vibração, Calor e frio, Campos eletromagnéticos, raios, etc.

Agentes biológicos: Bactérias, fungos, etc.

Fatores ergonômicos: Elevação, extensão e movimento repetitivo.

Fatores psicossociais: Estresse, carga e organização do trabalho.

AVALIAÇÃO - da extensão da exposição ao risco químico, físicos ou agentes biológicos (ou situação ergonômica adversa) no local de trabalho. Isto com frequência envolve a medição da exposição pessoal de um trabalhador a um risco/agente no local de trabalho, particularmente na interface relevante entre o ambiente e o corpo, por exemplo, zona de respiração, zona de audição e avaliação dos dados em termos de limite de exposição ocupacional recomendados (OELs), onde tais critérios existirem.

CONTROLE - do agente químico, físico ou biológico – ou situação ergonômica adversa, por procedimento, engenharia ou outros meios onde a avaliação indique que é necessário.

A higiene ocupacional, portanto, foca essencialmente em uma abordagem preventiva por meio da minimização da exposição aos agentes químicos, físicos e biológicos no ambiente de trabalho e a adoção de boas práticas ergonômicas.

No campo da saúde ocupacional há diversas disciplinas especializadas na proteção da saúde, além da higiene ocupacional, as quais têm um importante papel no esforço para proteger a saúde dos funcionários, clientes e o público, que podem ser afetadas pelas atividades de trabalho.

Medicina ocupacional – cobre a prática clínica (médicos) assim como enfermagem está relacionada ao efeito do trabalho sobre a saúde e da saúde no trabalho. Isto envolve a prevenção de problemas de saúde, promoção de condições de vida e de trabalho saudáveis, assim como o diagnóstico e tratamento de problemas de saúde relacionados ao trabalho.

Epidemiologia – relacionada ao estudo estatístico dos padrões de doenças em grupos de indivíduos.

Toxicologia – relacionada à previsão e avaliação dos efeitos de substâncias químicas sobre organismos vivos, especialmente o homem.

As principais áreas de atividades de um higienista ocupacional incluem:

 A antecipação dos riscos à saúde em situações de trabalho novas e propostas.

 O reconhecimento dos riscos para a saúde em locais de trabalho existentes.

 A avaliação dos riscos para a saúde no local de trabalho; por meio de avaliações qualitativas, assim como pesquisa de medidas de exposição quantitativa.

 A seleção de medidas de controle apropriadas para os riscos para a saúde; isto requer um conhecimento de trabalho abrangente sobre medidas tais como eliminação, substituição, ventilação por exaustão local.

 O desenvolvimento de soluções de controle sob medida para atividades de trabalho exclusivas; muitos locais de trabalho exigem a modificação e desenvolvimento de medidas de controle, uma vez que medidas prontas não funcionarão adequadamente.

 A investigação sobre as causas da doença relacionada ao trabalho.

 Assistência com atividades relacionadas à saúde ocupacional tais como inspeção de saúde/monitoramento biológico.

 Treinamento e educação; tal como informações aos trabalhadores sobre os riscos associados com seu trabalho e treinamento sobre o uso correto das medidas de controle.

 Atividades de pesquisa sobre métodos aperfeiçoados para reconhecimento, avaliação e controle de exposição.

O higienista ocupacional pode trabalhar regularmente próximo aos ambientalistas, pessoal de segurança, médicos, gerentes de projeto, engenheiros de todas as disciplinas, higienistas alimentares, Oficiais do governo local, etc., para ajudar a reduzir e controlar a exposição aos riscos para a saúde no ambiente de trabalho.

2.1 HISTÓRIA

Doenças industriais são conhecidas desde Hipócrates (Grécia antiga aprox. ano 400 AC). Até há evidências mostrando que as doenças ocupacionais foram reconhecidas pelos antigos egípcios. Com o tempo, as ligações entre a ocupação e os problemas de saúde aumentaram e as associações se fortaleceram. Em paralelo a isto, técnicas foram desenvolvidas para avaliar e

controlar os riscos. A tabela abaixo representa uma seleção de alguns dos eventos interessantes e notáveis no desenvolvimento da higiene ocupacional.

Aproximadamente 400 AC - Hipócrates na Grécia antiga foi o primeiro a observar doenças em pessoas que trabalhavam com sulfeto de mercúrio.

Aproximadamente 100 AC - O romano Plutarco observa que: “Não é justo expor inocentes aos venenos das minas”. Ele também documenta o uso de pele da bexiga como forma de

Equipamento de Proteção Respiratória para controlar exposição ao pó nas minas.

Aproximadamente 1540 - Paracelso na Áustria descreveu as doenças pulmonares nos mineiros.

1556 - Agrícola (aprox. 1556) na Boêmia escreveu “De Re Metallica” que descreve as doenças associadas com os mineiros assim como o uso

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com