TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O banco de cerveja como a representação do trabalho, industrial, evolução tecnológica, lindo substituição do aço pelo alumínio

Artigo: O banco de cerveja como a representação do trabalho, industrial, evolução tecnológica, lindo substituição do aço pelo alumínio. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/10/2013  •  Artigo  •  515 Palavras (3 Páginas)  •  338 Visualizações

Página 1 de 3

Analise uma lata de cerveja.Avalie o que ela simboliza.É certamente uma representação do trabalho industrial, uma evolução tecnológica magnífica da substituição do aço pelo alumínio. Mas é só isso?Com toda certeza ,não.Segundo Stewart (1998),uma lata de cerveja é muito mais: ela simboliza uma economia baseada no conhecimento, um indicativo de como o conhecimento se tornou –se componente mais importante da atividade de negócios. Se nos detivermos a observar como esse evento acontece, começaremos a entender uma extraordinária transformação de uma estrutura que ocorre radical e violentamente- uma revolução.

O aço era a matéria-prima dessa lata há quarenta anos. Asubstituição pelo alumínio é, desde 1855, uma missão dos seus fabricantes. A partir da década de 50, produzir lata de alumínio transformou-se num nicho de mercado óbvio, apesar das dificuldades técnicas. Mesmo com a redução no custo de energia- insumo indispensavel na sua produção- seu refinamento era ainda extremamente caro, tornando-o mais caro que o aço. O diferencial competitivo que se constituiu na base da vitória do alumínio sobre o aço foi sua maior Flexibilidade, permitindo a fabricação de latas utilizando menos metal. No final dos anos 60, a coca-cola e a pepsi-cola começaram a usar latas de alumínio- o triunfo do know- how sobre a natureza. Metade do peso da lata de aço foi substituída pelo conhecimento.

Na realidade, 35 anos após a primeira lata ter sido fabricada, os investimentos na capacidade intelctual conseguiram fazer com que uma lata de cerveja vazia pesasse apenas 14 gramas, cerca de 3\4 do peso original- mens material e mais tecnologia, 25% dela é conhecimento. A elevada proporção do alumínio que é reciclado, outro ponto de ação do conhecimento (ao menos 3 em cada 4 latas de alumínio no brasil são reciclada), deve-se a uma tecnologia que consome 5% de energia necessária à produção de uma folha laminada, se comparada ao processamento de matérias-primas virgens. Com mais cérebro têm-se a mesma quantidade de cerveja com menos material e energia. O fato de podermos amassá-la com a mão quando vazia contrasta com sua auto-sustentabilidade quando cheia e empilhada em altura de até 2 metros além de poder ir a quase 0ºC ou agüentar até 40ºC. Sua rigidez e auto-sustentação no empilhamento são produzidas pelo gásdo seu interior-dióxido de carbono ou nitrogênio. Menor quantidade de metal, menor consumo de energia, sua rigidez mantida por algo que não vemos “o talismã do operário da era industrial tornou-se um ícone da era do conhecimento a econmia do intangível”(Stewart 1988).

Agora cerca de um século e meio depois após a aparição pública do metal alumínio, surge os primeiros exemplares de latas de papel. Em quanto tempo estarão substituindo, com vantagem, as latas de alumínio? Dez anos transcorreram-se entre a concepção da primeira lata de alumínio e sua industrialização em massa. Caso o diferencial competitivo da lata de papel se configure como real – custo, biodegradabilidade, reciclabilidade, resistencia, etc. – bem menos que uma década terá transcorrido quando as industrias de latas de papel for uma realidade, considerando-se que muito mias conhecimento está disponível hoje do que há meio século atrás.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com