TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Hipotonia Muscular

Trabalho Escolar: Hipotonia Muscular. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/10/2014  •  628 Palavras (3 Páginas)  •  628 Visualizações

Página 1 de 3

HIPOTONIA MUSCULAR

A flacidez muscular é um problema comum encontrado em mulheres. Esta flacidez pode apresentar-se de duas formas distintas: a flacidez muscular e a de pele. É muito comum que os dois tipos de flacidez apareçam associados, dando um aspecto ainda pior ás partes do corpo afetadas pelo problema. Os músculos ficam flácidos principalmente por causa da falta de exercícios físicos. Se eles não são solicitados, as fibras musculares ficam atrofiadas e flácidas.

O termo flacidez refere-se á qualidade ou estado de flácido, ou seja: mole, frouxo, lânguido. Na estética o termo é utilizado com o mesmo significado, não definindo as estruturas que podem apresentar tal comportamento.

A flacidez muscular é uma patologia comumente encontrada em mulheres. Sendo que é considerada uma grande inimiga feminina, que o compromete a beleza de pernas, braços, seios e abdome. Tratar de flacidez é possível, mais requer empenho, já que os tratamentos são lentos. No entanto, os resultados podem ser muito satisfatórios.

COMPOSIÇÃO DO MÚSCULO

O musculo é composto por:

• Miofibrilas: são fibras presente nas células musculares cuja função é realizar movimentos na célula, principalmente a contração celular, levando a contração muscular local.

São constituídas de microfilamento de duas proteínas = ACTINA e MIOSINA, que formam um complexo proteico, onde ao deslizarem uma sobre e entre a outra contraem as células, que em conjunto contraem os músculos.

• Fibra muscular: São estruturas que se localizam internamente aos músculos, são cilíndricas e alongadas localizadas em toda a extensão do músculo, é inervada por uma única terminação nervosa localizada no centro da fibra, podem ser rápidas, lentas ou intermediárias.

Um conjunto de várias fibras musculares forma um feixe que posteriormente é o músculo propriamente dito.

PRINCIPAIS CAUSAS

• Sedentarismo – A falta de atividade física gera uma perda do trofismo muscular, perda de força muscular e flacidez.

• Envelhecimento fisiológico – Com o avançar da idade há perda de massa muscular, sendo menor em pessoas que realizam atividade física regular.

• Alimentação – Os maus hábitos alimentares provocam a deposição de gordura, em detrimento da massa muscular.

• Emagrecimento demasiado – Quando a pessoa engorda há um aumento da mitose celular para aumentar a área de pele. Quando ocorre o emagrecimento nem sempre a pele retorna ao seu comportamento visco elástico inicial originando uma flacidez cutânea.

TRATAMENTO

Tratando-se de flacidez muscular a corrente russa é o tratamento mais especifico para obter resultado.

A corrente russa é uma forma de eletroterapia associada a contrações musculares. É uma corrente de média frequência (2500 Hz), retangular, simétrica, balanceada, despolarizada e modulada.

Foi desenvolvida por médicos russos na década de 80, na qual verificou que os astronautas russos que voltavam das missões sofriam flacidez, fadiga do muscular e atrofia do musculo devido à falta de gravidade. A partir dai o professor de medicina Moscou Yokov Kosts apresentou esse tipo de corrente, para resolver de forma mais rápida estes problemas.

Hoje é muito utilizada para tratamentos de fisioterapia desportiva, dermato- funcional e na estética, atuando na flacidez muscular, modelagem corporal e na recuperação de fibras musculares.

A corrente russa trabalha as fibras vermelhas: são fibras musculares lentas e resistente a fadiga (tonicidade) e deve-se utilizar frequências mais baixas. Já as fibras brancas: são rápidas e menos resistentes á fadiga (velocidade) sendo utilizado com frequências mais altas.

A corrente russa vai proporciona o aumento da vascularização, melhora o tecido conjuntivo, melhora a circulação linfática, tonifica e fortalecer a musculatura. É indicado no pré e pós-operatório, na disfunção postural, ativação circulatória e atrofia muscular. Sendo contra-indicado em traumas musculares – afecções agudas nas articulações; mulheres gravidas pelo risco de induzir contração uterinas; portadores de marca-passo, distúrbios vasculares, neoplasias entre outros.

Por fim a corrente russa é indolor e eficiente no tratamento da flacidez, modelagem corporal e recuperação com aumento da força muscular.

No tratamento de hipotonia além da corrente russa pode associa outros tratamentos como a crioterapia e a pratica de Atividade física.

...

Baixar como  txt (4.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »