TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Hippies

Artigos Científicos: Hippies. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/5/2014  •  380 Palavras (2 Páginas)  •  732 Visualizações

Página 1 de 2

ARTE

O artesanato hippie é muito conhecido e praticado por muitos andarilhos, seus produtos em muitos casos são a sua única forma de sustento. Os hippies possuem uma aversão a produtos industrializados, ou seja, fazem uso geralmente de produtos artesanais criados pela própria comunidade.

MODA

A característica básica dessa moda foi o uso da cor. Introduziu o estilo unissex e seu gosto pelo colorido estava associado à cultura psicodélica. As roupas eram, em geral estampadas e faziam alusão aos símbolos do movimento: paz e amor, além de flor e motivos orientais. Moços e moças usavam cabelos longos, repartidos ao meio com ar angelical. Os sapatos e bolsas tinham aspectos artesanais, próprios de culturas não industrializadas. Houve grande valorização de adornos de origem folclórica. O estilo do movimento é considerado por muitos como desleixado, mas também prático e confortável.

MÚSICA

A música do movimento hippie, era uma forma utilizada para expor a ideologia do “Paz e Amor”. Com relação ao movimento, recebeu grandes influências do psicodelismo, principalmente na parte artística, a palavra psicodélico significa “manifestação da alma”, sendo assim a arte psicodélica seria a livre manifestação da alma.

O Festival de Woodstock foi um marco da Contracultura, os artistas participantes não necessariamente eram hippies, no entanto eram as principais referências musicais dos hippies. Entre os principais músicos, bandas e cantores estão:

Artistas Internacionais

The Beatles;

Janis Joplin;

Jimi Hendrix;

Led Zeppelin;

The Doors;

Pink Floyd;

Bob Dylan;

Artistas Nacionais

Raul Seixas;

Mutantes;

Zé Ramalho;

Secos & Molhados;

Os tropicalistas (Caetano Veloso, Gilberto Gil, Gal Costa, Tom Zé…);

Novos Baianos;

A Barca do Sol.

Porém, o que tinha de maior importância nas musicas era seu caráter de intervenção social, que alcançava a meditação da consciência humana em suas letras.



FILMES

Um dos principais filmes que retratam o movimento hippie é o “Hair” lançado em 14 de março de 1979. O filme Hair conta a história de um jovem do interior dos Estados Unidos convocado para a Guerra do Vietnã, que chega a Nova York para apresentar-se ao exército e encontra e se torna amigo de uma tribo de hippies cabeludos da cidade, adeptos do pacifismo e contra a guerra.

Outros filmes que retratam ou mencionam o movimento hippies são:

Godspell –

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com