TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Histori Do Brasil E Do Paraná.

Pesquisas Acadêmicas: Histori Do Brasil E Do Paraná.. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/9/2013  •  3.050 Palavras (13 Páginas)  •  700 Visualizações

Página 1 de 13

 Questões obrigatórias para o dossiê

1. Analise as transformações históricas vivenciadas pela Europa durante o século XV, relacionando-as com o processo de expansão marítima iniciada pelos portugueses.

O alto preço dos produtos fez com que a Europa enriquecesse muito, e isso fez com que os portugueses também quisessem este lucro, formaram assim rotas marítimas em busca de lucros comparados aos da Europa.

2. Como se deu o processo de exploração do pau-brasil durante o período pré-colonial?

A costa brasileira explorando por terras brasileiras encontrou grande quantidade de pau-brasil, este produto só foi explorado por meio de escambo, onde os índios derrubavam arvores, limpava, arrumava, etc., e recebiam em troca, objetos e produtos que quisessem.

3. Escreva um texto sobre o período colonial e a exploração do trabalho escravo, destacando seus principais aspectos.

No período colonial, uma importante economia era o engenho de açúcar, e este necessitava de trabalho e força manual, por este motivo, escravos eram obrigados a trabalhar.

Ainda neste período, os escravos se viram obrigados à trabalhar, para assim, tentarem ter seu sustento e sua sobrevivência garantidas.

O período colonial além do trabalho açucareiro exerceu outros trabalhos, mas o que mais influenciou no trabalho escravo foi este.

O trabalho escravo nesses engenhos era feito para sua própria sobrevivência e não para obter lucro. Este período explorava negros para obter lucros e sobreviverem com o esforço destes trabalhadores.

4. Disserte sobre a Inconfidência Mineira e a Conjuração Baiana, movimentos de revolta pela independência do Brasil.

Em meados do século XVII, ocorre uma decadência na produção brasileira, provocada pela concorrência do açúcar nas Antilhas. Com esta decadência, sofre-se uma crise, onde a população é submetida à altos impostos, as pessoas viviam em condições de miséria e eram explorados pela elite. Esta população explorada, composta até então por negros e mulatos e denominados conjuração baiana, elabora toda a sociedade. Defendiam seus objetivos e assim conseguiram a participação em rebelião e outros movimentos.

No século seguinte, em Portugal, uma difícil crise denominava a economia portuguesa. Portugal se tornou um país dependente de produtos de outros países, seu modo de pagar pelos produtos era pelo ouro encontrado por lá. Para combate da crise, foi criado um grupo, chamado inconfidência mineira, cujos objetivos eram proclamare a republica, trazer melhorias na educação, na saúde e nos produtos. Seus objetivos levaram á morte de Tiradentes, um dos lideres desse movimento, descoberto e morto em praça pública.

A inconfidência mineira e a conjuração baiana são dois movimentos que surgiram para trazer melhoras para a população, mas não foi capaz de resolver os problemas da população.

5. Após a Independência, como foram organizados e como funcionaram o Primeiro e Segundo Reinados no Brasil?

Passou a ser um governo de regências, pois D. Pedro II o então governador não tinha idade necessária para assumir o trono, portanto um grupo ficou responsável pelo governo até a maioridade de D. Pedro II.

 Questões para saber mais e para os exames

Investigue nos livros da bibliografia básica e complementar, em revistas, jornais, na internet e assista aos vídeos indicados.

1. Qual a relação que pode ser estabelecida entre as grandes navegações e a expansão do capitalismo?

As grandes navegações são as feitas pelos portugueses e gerou o descobrimento do Brasil, a expansão do capitalismo resultou em produções lucrativas, explorações das terras com fins financeiros. Portanto a relação existente ai, é que as descobertas geradas pelas grandes navegações resultam em expansões de terras para recursos financeiros.

2. Pesquise sobre a Peste Negra e suas consequências para a população europeia.

A peste negra contaminou várias pessoas, grande parte da população morreu, a peste se espalhou rapidamente por meio de navios e embarcações.

3. Faça um resumo sobre o Tratado de Tordesilhas e seus objetivos.

Tratado de Tordesilhas foi um tratado criado para se definir a divisão do território brasileiro, onde esta divisão seria feita em duas, Portugal e Espanha. Foi efetuada esta divisão para não ocorrer brigas entre Portugal e Espanha.

A Espanha não quis a principio aceitar os termos propostos pelo tratado, defendia que a America pertencesse apenas à ela. Ao longo de algum tempo a Espanha cedeu e assinou o tratado, formando assim uma divisão organizada. Embora tenha sido assinado este tratado, as partes assinantes não cumpriram o acordo e acabou havendo que terras da Espanha são dominadas por colonizadores e assim a Espanha possui menos parte na America.

4. Faça uma busca na Internet pela Carta de Pero Vaz de Caminha e sintetize a descrição que o escrivão português fez das terras brasileiras.

Ele define o Brasil de forma que possui terras de bons ares, clima bom, possui vasta quantidade de água, ele define também como o Brasil é composto e formado;

5. Descreva a chegada dos portugueses no Brasil e seu primeiro contato com os nativos.

Foi um contato em meio à uma missa, onde inseriu-se o cristianismo nos territórios brasileiros.

6. Em que consistiu o Bloqueio Continental determinado por Napoleão Bonaparte e qual sua relação com a vinda da família real para o Brasil?

Consistia em dar grande impacto a economia portuguesa e conquistar territórios;

7. O que foi a Confederação do Equador? Aprofunde seus conhecimentos, pesquisando sobre ela em livros, revistas e na Internet.

Foi um movimento revolucionário que apresentava a reação da tendência absolutista com a política governamental.

UNIDADE 2

BRASIL REPÚBLICA

 Questões obrigatórias para o dossiê

1. Apresente os conflitos sociais ocorridos no Brasil no fim do período

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.7 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com