TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Historia Da Contabilidade

Pesquisas Acadêmicas: Historia Da Contabilidade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/5/2013  •  421 Palavras (2 Páginas)  •  433 Visualizações

Página 1 de 2

O aumento de pessoas com deficiência vem aumentando cada vez mais na sociedade devido ao crescimento da população e a maior perspectiva de vida, e mesmo assim, fazem parte da minoria, que sofrem preconceito, violência e desigualdade.

Fazendo parte do contexto social e familiar de crianças, jovens e idosos, que resulta em violações de direitos, onde a falta de orientação do poder público facilita a impunidade dos agressores, já que a maioria das vezes a violência acontece em casa, por negligencia, maus tratos, agressões, abusos sexuais... Muitas vezes, essa situação piora por não ser levada a sério quando a vítima consegue denunciar.

Normalmente isso ocorre em regiões que não dispõem de serviços necessários para ajudar a superar as limitações, mantendo essas pessoas fora de seus direitos mais básicos, produzindo múltiplas vulnerabilidades e traumas.

Na historia brasileira os colonos portugueses, desde o momento em que chegaram ao território “descoberto” por Cabral, sofreram com as condições climáticas, como o forte calor, além da enorme quantidade de insetos, estas características tropicais repercutiram na saúde e bem-estar dos europeus, sendo que algumas dessas enfermidades de natureza muito grave chegaram a levá-los a aquisição de severas limitações físicas. E assim, os demais povos apresentaram grau de incidência, o brasileiro exibiu casos de deformidades congênitas ou adquiridas. foram comuns os coxos, cegos, zambros e corcundas, as condições de tratamento da maioria das enfermidades não eram adequadas e continuariam assim por várias décadas.

Há registros variados de preconceito e descriminação a “aleijados”, “enjeitados”, “mancos”, “cegos”, “surdos-mudos”... No

entanto, assim como ocorria no continente europeu, estas pessoas eram excluídas e automaticamente relacionadas à população pobre e miserável. Ou seja, a pessoa deficiente foi incluída, por vários séculos, dentro da categoria mais ampla dos miseráveis, talvez o mais pobre entre os pobres, criando assim uma política de caridade, assistencialismo, exclusão, inferioridade já inserida em nossa cultura até os dias de hoje.

Isso não ocorre apenas em nossa cultura, um exemplo disso é a cultura de muitas tribos indígenas, quando uma criança nasce com qualquer tipo de deficiência como um sinal de castigo dos deuses, e assim são até enterradas vivas por crença.

E atualmente no Brasil, os dados do censo de 2010 mostram um aumento de dez pontos percentuais na quantidade relativa de pessoas com deficiência em relação ao total da população brasileira em dez anos, em 2000, as pessoas com deficiência correspondiam a 14%, em 2010, o porcentual é de 24%, equivalente a 45,6 milhões de pessoas, ou cerca de um quarto dos brasileiros. (IBGE 2010).

Essas pessoas sofrem a reação negativa da sociedade

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com