TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Historia Da Educaçao 2

Trabalho Escolar: Historia Da Educaçao 2. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/5/2013  •  661 Palavras (3 Páginas)  •  568 Visualizações

Página 1 de 3

1. Os jesuítas permaneceram por 210 anos no Brasil, e são considerados os principais responsáveis pela educação daquele período. Destaque as principais características da educação jesuítica (6 a 8 linhas). (1,5 ponto)

A ação pedagógica dos jesuítas no Brasil foi marcada pelas formas dogmáticas do pensamento, indo contra o pensamento critico, privilegiando o exercício da memória e o desenvolvimento do raciocínio e da formação do caráter. As aulas eram ministradas de forma expositiva e ao futuro professor cabia repetir os conteúdos com finalidade de decorá-los e expô-los em aula. As avaliações eram de forma oral e escrita e o enfoque didático era fundamentado em uma visão essencialista de homem. Os jesuítas se dedicaram a pregação da fé católica e ao trabalho educativo aos brancos, negros e índios.

2. Aponte as principais características da família colonial, relacionando com o viver das crianças (6 a 8 linhas). (1,5 ponto)

As mulheres cuidavam do lar, permanecendo no espaço privado, aos homens era dado o direito de vivenciar as experiências do espaço público. As crianças eram percebidas como um “adulto em miniatura”. A instrução da criança era reservada a mãe que era diferente em cada classe social. Sem contar que o número de crianças abandonadas era enorme, principalmente meninas. Já as crianças escravas exerciam tarefas domésticas e aos catorze anos eram tratadas como adultos. Na mentalidade colonial , a infância era um tempo sem maior personalidade.

3. Aponte as principais mudanças que ocorreram na educação brasileira a partir das reformas pombalinas (6 a 8 linhas). (1,5 ponto)

A proposta educacional contava com a colaboração de cientistas ligados a ideias iluministas e se opôs à educação praticada pelos jesuítas. As reformas buscavam romper com o ensino dos jesuítas e implantar um sistema prático e utilitário, condizente com os princípios do Absolutismo Ilustrado. Sendo assim foram instituídas “ novas práticas culturais e pedagógicas nas instituições e no cotidiano da população”. Com a reforma o governo não se preocupou com a educação de índios e negros. Os professores eram pagos pelo Estado , com isto o governo criou a cobrança do imposto denominado de “subsídio literário”. Sendo assim o modelo de ensino teve mudanças significativas.

4. Quais as principais justificativas utilizadas para assegurar a entrada das mulheres no contexto educacional? Justifique sua resposta com um texto de 8 a 10 linhas (2,0 pontos)

No espaço escolar os sentidos precisavam estar afiados para que todos fossem capazes de ver , ouvir e se organizar. Sendo assim ninguém melhor que a mulher para ensinar crianças de maneira maternal a preparar-se para viver em sociedade. E com a urbanização e a industrialização em curso e com a presença de grupos sociais como imigrantes que trazem consigo outras expectativas de práticas educativas o magistério se torna uma atividade permitida e indicada para mulheres.

5. Considerando que durante os 500 anos da história da educação brasileira, vários métodos de ensino foram utilizados na prática educativa - o método dos padres jesuítas especificado na Ratio Sudiorum, o método mútuo adotado oficialmente pelo Estado brasileiro a partir da independência

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com