TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Historia Da Educaçao

Ensaios: Historia Da Educaçao. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/5/2014  •  2.109 Palavras (9 Páginas)  •  302 Visualizações

Página 1 de 9

História da Paroquial Santo Antônio

Anápolis –Go

Introdução

Durante a segunda grande guerra mundial em 1943, o então Arcebispo de Goiás , Dom Emmanuel Gomes de Oliveira , solicitou à Província Franciscana do Santíssimo Nome de Jesus de Nova York , a fundação de uma missão da Ordem em nosso Estado de Goiás , com a escassez do clero , Dom Emmanuel oferecia-lhes a possibilidades de amplo campo Apostólico , em paróquias e nas escolas e colégios.

No final do ano de 1944 ,o Padre Campbell , mostrou interesse em promover escolas paroquiais ,então os frades pediram a colaboração de irmãs religiosa/educadoras, vieram duas irmãs da Ordem Franciscana Allegany, a Madre Mariana e a Irmã Mary Rosalima O’Niell OSF, posteriormente vieram mais 3 , as Irmã Mary Julita Martens OSF, Irmã Stephen Mary Talacs OSF , e a Irmã Verônica Mary Loires conforme informações cedida pela Irmã Cecília Florismar Bandeira, Convento Mãe Admirável Anápolis-Go

A fundação da Escola Sant’Ana e Paroquial Santo Antônio se deu em 18 de fevereiro de 1946 sendo que a Escola Paroquial de Santo Antonio interligada a Capela de Santo Antônio em 1947 situada na Av . Tiradentes , centro em Anápolis ,GO.No início de 1948 com a conclusão das escolas as Irmãs assumiram as escolas primárias ficando como Diretora da Escola |Paroquial de Santo Antonio, a |Irmã Mary Rosalima O’Niel e Irmã Mary Julita e a Irmã Stephen Mary ,nesse período a Escola Paroquial Santo Antonio foram matriculados aproximadamente 500 alunos .

Sua estrutura física na época era composta por 4 salas divida por biombos,com turno e vespertino , com a expansão da escola a maioria dos alunos vieram de família desejosas de terem para seus filhos adequada formação cristã e exigente sob orientação das Irmãs tendo como característica eclesiais a Pastoral vocacional e a comunicação.fonte: No campo educacional os frades chegaram a manter três escolas paroquiais a Escola Santo Antonio , Paroquial de Santana e a Paroquial São Francisco. Fonte (No Coração do Brasil,Frei Alexandre Wyse, O.F.M. ex Diretor da Academia de História Americano-Franciscana-1989)

Este é o início da Paróquia Santo Antônio, nascida de uma linda história de amor, entre o povo simples do bairro e os frades franciscanos, recém-chegados da América. Frei Celso Hayes, à frente, pedreiro cisterneiro e outros. Começaram a cavar buracos e levantar paredes. E no dia 1º de junho de 1947 a capela, que recebeu como padroeiro o grande santo franciscano, Antônio de Pádua, estava sendo inaugurada. E a 22 de março do ano seguinte a Escola Paroquial abria suas portas tendo à frente as valorosas irmãs franciscanas, também americanas, Irmãs Rosalima e Verônica. Os frades, da paróquia de Sant´Ana, que atendiam ao bairro, movidos pelo desejo de favorecer a educação das crianças construíram no terreno doado delo Sr. Antonio Xavier Nunes, uma Capela e ao lado, uma Escola.

Grandes franciscanos passaram por ali e deixaram a marca de sua luta amorosa na criação de uma comunidade viva: Freis Benedito, Domingos, Inácio, Cormac Finnegan estiveram à frente. Tantos outros os auxiliaram!endo os franciscanos passado a Paróquia para a diocese, Dom. Apaminondas José de Araújo a entregou aos padres espiritanos, João Verbeek e Tiago Roothans. Também outros sacerdotes espiritanos deixaram aí o seu legado. Mais uma vez entregue a Diocese, a paróquia passa as mãos de outros vários pastores. O Atual vigário, Pe. Joaquim Pinto Magalhães Filho, tomado de amor pela Paróquia, a assumiu e com braço valoroso e zelo de pastor reconstruiu a Igreja que foi elevada a condição de Santuário.Consta que a Escola Paroquial Santo Antonio fechou quando os padre da congregação secular assumiu ,nesse período o prédio funcionou o curso de Teologia e posteriormente o prédio foi alugado para o colégio Imaculada Conceição onde iniciou suas obras em 18/02/1991 e encerrou em 31/12/2004 onde deixou varias benfeitorias na escola , .

Fotos do acervo do Santuário Santo Antonio ,

IA

Escola Paroquial Santo Antonio

Atual

A Escola Paroquial Santo Antônio ,situada na rua Leopoldo de bulhões nº382 fundos e centro . Anápolis GO tendo por meio da Paróquia Santo Antônio mantenedora da escola , representada por seu pároco Pe. Joaquim Pinto Magalhães Filho reinaugurada em 04 de janeiro de 1994 , tendo como mantenedor dessa unidade .Hoje consta na Unidade 642 alunos matriculados , dividida em turnos matutino e vespertino . e funcionários 36 , a Escola não tem hino próprio , sendo assim as crianças cantam o Hino Nacional e o da Cidade de Anápolis ,Os uniformes escolares e kit são entregues pela prefeitura . A Escola Paroquial já venceu vários Jogos da Primavera , realizada na cidade e participa de vários cursos de formação de funcionário conforme estatuto da escola e prefeitura . conforme informação coordenação Geral .

Modalidade de ensino

Ensino fundamental 1º ao 5 º ano

Ensino fundamental 6ºao 9º ano

Diagnostico Local

E favorecida por linhas de ônibus que passa na rua Leopoldo de bulhões e Av Tiradentes ,ficando próximo ao terminal de ônibus urbano . sua área 1.261.52m ², sendo área construída 708,46m².

Conta com alunos residentes em vários bairros e municípios vizinhos .

Ato normativo de autorização da Escola

CEE nº537 de 10/11/1995 reconhecido

CME nº 037 de 05/04/2006, renovação do reconhecimento

CME nº054,25/04/12 código

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.9 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com