TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Historia Da Educaçao

Dissertações: Historia Da Educaçao. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/6/2014  •  3.009 Palavras (13 Páginas)  •  257 Visualizações

Página 1 de 13

HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO – 130h

Aluna: Neusa Gomes Fonseca

UNIDADE 1

HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO: UM BREVE PANORAMA HISTÓRICO

 Questões obrigatórias para o dossiê

1. Qual foi a influência da cultura grega sobre a educação? (mais de 1 página)

R: A educação importante aspecto da cultura grega, conveniente lembrar, sempre esteve

intimamente ligado à concepção de mundo e de homem que as civilizações apresentaram. Não se pode estudar a educação escolar ou qualquer outra área de conhecimento, sem considerar os pressupostos filosóficos da sociedade analisada e de algumas instituições que detém o poder. Na Antigüidade para os gregos o homem educado fisicamente. A educação não era considerada como um mero processo de crescimento em que o educador alimenta, favorece e guia deliberadamente. A Educação Física por sua vez cultiva o corpo vivo, é considerado como um ato de formação, análogo ao da escultura, a educação segundo Protágoras pode ser considerada como a formação da alma e os meios que utiliza como forças formativas. A atividade esportiva exerceu grande influência sobre a formação do homem grego. Foi considerada como um dos três pilares da educação da criança e do jovem juntamente com as letras e a música.Porém cabe a ressalva - a mulher não tinha o privilégio de praticar as atividades físicas como revelam as obras que tratam dos Jogos Olímpicos antigos. A presença feminina não era permitida nem sequer nos estádios aonde os jogos ocorriam. A educação grega não foi feita de acordo com algum planejamento, nem teve um espaço especial: ela acontecia nas ágoras, onde os cantadores ambulantes (aedos), divulgavam os feitos dos heróis das diversas cidades gregas e, assim, apresentavam modelos de comportamento.O aprendizado dos valores começava pela educação da adolescência. De um modo geral, eram três as disciplinas de ensino: a gramática, a música e a ginástica.

2. O que caracteriza e diferencia a concepção de educação em Atenas e em Esparta?

R: A educação Espartana era dar a cada individuo um nível de perfeição física, coragem e hábitos de obediência às leis que o tornassem um soldado ideal. Esparta se deteve na fase guerreira e autoritária. Atenas priorizava a formação intelectual sem deixar de lado a educação física que não reduzia apenas a uma simples destreza corporal, mas tinha uma preocupação moral estética.

3. Qual a contribuição trazida pelo cristianismo à educação Romana?

R: Um mundo criado por Deus com a concepção de homem caridoso, humilde, cooperativo, solidário e com amor no coração, com uma sociedade de que deviam centrar-se nos valores do evangelho e a família com laços de amor e fraternidade, respeito mútuo.

4. Com base no estudo do texto, qual a origem e o conceito de educação.

R: A educação é um termo que se origina do latim. Educação = tirar (o educando) de um estado e levá-lo a outro ( do não-saber ao saber); extrair ( do educando) o potencial latente, criar o educando ou criar nele a condição de aprender, instruí-lo ou passar-lhe informações. Entre os gregos, a palavra para designar educação era paidagodia: Paid=menino, filho – Ago = levar, trazer, impelir.

5. Qual era a tarefa do pedagogo na Idade antiga? Descreva.

R:O pedagogo era o escravo que conduzia o adolescente até a escola.

UNIDADE 2

A EDUCAÇÃO NA MEDIEVALIDADE

 Questões obrigatórias para o dossiê

1. Quais foram os fatores que contribuíram para a formação do mundo ocidental medieval? Explique e fundamente.

R: Segundo Jacques Le Goff, pela fusão do mundo romano com o mundo bárbaro é que surge o mundo ocidental medieval e os fatores que contribuíram para a formação deste foram: a crise do Império Romano; a aproximação entre o Ocidente e o Oriente; a influência das religiões orientais (misticismo); as invasões “bárbaras” (os godos, visigodos,ostrogodos, francos, vândalos, sanglos, jutos, saxões, hérbulos, burgúndios, suevos, quados); o advento do cristianismo.

2. Levante alguns dados sobre o surgimento e o fim da Idade Média. Registre-os, em tópicos.

R: A idade média surgiu com a desintegração do império Romano do ocidente e o fim do império Romano do Oriente com a queda de Constantinopla no século XV. O fim da idade Média esta relacionado as grandes transformações como: A ascensão das monarquias Nacionais europeias, o inicio da recuperação demográfica e econômica após peste negra, os descobrimentos marítimos, o movimento da descoberta da cultura clássica, por volta do século XV, bem como reforma protestante começando em 1517.

3. Destaque aspectos positivos e negativos da influência da Igreja sobre a transmissão da cultura durante a Idade Média.

R:Positivos: A disseminação da religião cristã; Negativos: educação como conceito liberal e individualista dos gregos e o cristianismo.

4. Quais as principais diferenças entre o trivium e o quadrivium?

R: Trivium: ensino da gramática, da retórica e da dialética, três ferramentas pertinentes a mente.

Qadrivium: Consistia na aritmética, geometria, música e astronomia, quatro ferramentas relacionados a matéria e a quantidade.

5. Compare modelos e currículos de ensino atuais com o da época medieval e tente identificar as mudanças, semelhanças e contradições.

R: mudanças: na idade medieval o ensino era ministrado pela igreja e ate mesmo na educação militar era religiosa.

Semelhanças: a educação cabe a família.

6. Qual era a filosofia iluminista de educação defendida no Século XVIII.

R:Os iluministas preocupavam-se em denunciar a injustiça a dominação religiosa, o estado absolutista e os

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.1 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com