TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Historia Da Educação

Ensaios: Historia Da Educação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/10/2013  •  372 Palavras (2 Páginas)  •  289 Visualizações

Página 1 de 2

Aristócles mais conhecido como Platão:

Nasceu: 428/27 a.C.

Atenas, Grécia Antiga

Morreu: 348/347 a.C.

Atenas

Ocupação: Filósofo

Escola/tradição: Platonismo

Principais interesses: Retórica, Arte, Literatura, Epistemologia, Justiça, Virtude, Política, Educação, Militarismo, Filosofia

Influências: Sócrates, Homero, Hesíodo, Aristófanes, Protágoras de Abdera, Parmênides, Pitágoras, Heráclito, OrfismoInfluenciados: Aristóteles, Neoplatonismo, Cícero, Plutarco, Estoicismo, Descartes, Hobbes, Leibniz, Newton, John Stuart Mill, Schopenhauer, Nietzsche, Heidegger, Anselmo de Cantuária, Gadamer e inúmeros outros filosófos e teólogos.

“O Mito da Caverna e a educação brasileira nos dias atuais".

Com esta história Platão quer mostrar para todos nós que devemos aprender a raciocinar por nós mesmos, e não pensar apenas sobre o que querem que pensemos, e que é preciso aprender a ver não só o que as pessoas que tem o poder nos mostram, mas ver além das coisas concretas. Os homens que não queriam sair da caverna, as vezes somos nós que não estamos dispostos a pensar. Como esta acontecendo na educação nos dias atuais onde a metodologia esta precária, e uma grande falta da parte do governo em investir na área da educação. Nesse processo que atinge o ser humano e todas as áreas de conhecimento. É bem verdade que a educação não mudou muito desde sua base tradicional que contribui para o desinteresse em adquirir conhecimento vindo da população, pois muitos já estão acomodados a esta vida ignorante que levam acostumados a ver somente o que os donos do poder nos mostram e acreditando que somente aquilo é verdadeiro que somente eles estão certos, e que nós não precisamos pensar porque já tem quem o faça por nós. Então somos convidados a sair da caverna para ver a realidade e deixarmos de ser submissos a estes tais "donos do poder”. Pensar a educação na atualidade significa compreendermos e trazermos para o processo de aprendizagem a tecnologia e internet. Lembrando a Alegoria da Caverna de Platão já citada, as sombras é um conhecimento que não parte da realidade. A EAD, ganha seu lugar fora da caverna, onde está presente a atitude crítica e a autonomia. Sempre a alguém que investe no descobrir destas "verdades inquestionáveis" e busca 'sair da caverna', o que falta é compreensão para esses aventureiros. Agora só depende do homem para acordar para esta realidade e transformar a educação um processo de descobrimento significativo e prazeroso.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com