TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Historia Da Educação

Casos: Historia Da Educação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/12/2013  •  451 Palavras (2 Páginas)  •  228 Visualizações

Página 1 de 2

A importância da historia da Educação: Somos feitos de tempo.

Todos nós somos feito de tempo, de histórias.

Cada um de nós carrega marcas feitas pela cultura, pelo tempo vivido. . .Marcas, essas que passam de geração para geração, não acontece diferente com a educação, com o ensino e com a escola.

Desde a antiguidade as primeiras civilizações já se comunicavam entre si para haver a ordem e a cooperação entre todos.

A partir desse texto iremos analisar a evolução da história da educação em nossas vidas.

Podemos dizer que cada um de nós leva em nossa bagagem marcas do tempo, ou seja, marcas diferenciadas que podem estar relacionadas com o estudo de vida da cultura e acima de tudo da história de cada pessoa, história essa que desde, que nascemos estamos escrevendo e reescrevendo-a. Ela é a nossa mestra cada dia á algo novo que aprendemos que investigamos e que reconstruímos.

Adicionar relatos, significados, histórias e idéias a nossa vida faz parte da chamada história. Sem o chamado tempo histórico nós não existiríamos, pois nossas vidas são resultados através dele.

Estamos inseridos no tempo, adquirimos conhecimento através de culturas antepassados ou seja , é através do passado que realmente entendemos o presente .Somos seres em constante transformação .

A educação, assim como nós ,também passa por transformações e mudanças constantes. Desde a antiguidade , as “primeiras civilizações “ já se comunicavam para assim obterem a ordem e a cooperação de todos .

Já se falava então da chamada “educação” da educação no sentido de escrito, do modo como se comunicavam, por exemplo, essa é a base para começarmos a observar a evolução da história da educação, assim como a preservação da memória histórica.

Sendo seres históricos temos a necessidade de compreender este processo, o que muitas vezes nós levamos a preservar a, memória de nosso povo, porém este modo de preservação está ligado à cultura do povo, por exemplo, para os povos tribais o passado estava relacionado ao recontar dos mitos somente a partir da idade moderna e que o passado deixou de ser “modelo” e a idéia do processo é que orientou os historiadores.

Os argumentos de Antonio Nóvoa justificando a importância da História da educação explicita que o estudo na área da história da educação se faz necessário para que as “novidades” surgidas na área da educação sejam melhor analisadas antes de colocadas como verdades, procurando-se estudar o passado, também através desta é possível compreender as diferentes identidades e realidades, considerando as tradições e memórias.

Assim como permite se conscientizar, e aceitar como “criadores” de histórias, conhecendo o “quem somos” através do que aconteceu e foi produzido no passado e por fim que toda mudança acontecida provém dos atos de acontecido no passado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com