TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Historia Da Educação

Casos: Historia Da Educação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/4/2013  •  448 Palavras (2 Páginas)  •  552 Visualizações

Página 1 de 2

Breve historia da Educação no Brasil

A historia da educação chegou ao Brasil em 1549 com a chegada dos primeiros padres jesuítas, inauguraram uma fase que deixaram marcas profundas na cultura e civilização dos pais. Os jesuítas foram praticamente os únicos educadores do Brasil, embora tivessem fundado inúmeras escolas de ler, contar e escrever, a prioridades dos jesuítas foi sempre a escola secundaria grau do ensino onde eles organizaram uma rede de colégios reconhecidas por sua qualidade, alguns dos quais chegaram oferecer modalidades equivalentes ao nível superior.

Os jesuítas foram expulsos de Portugal e de suas colônias em 1759, as medidas tomadas pelo ministro o Marques de Pombal, a instituição do Subsidio Literário imposto criado para financiar o ensino primário não teve nenhum efeito,no começo do século seguinte em 1808, com a mudança da sede do Reino de Portugal a vinda da família Real para o Brasil a educação e a cultura tomaram um novo impulso com o aparecimento das instituições culturais e cientificas, de ensinos técnicos e dos primeiros cursos superiores, como a medicina no estado do Rio de Janeiro e Bahia.

Um aspecto muito importante foi à obra educacional de D. João VI que voltou para as necessidades imediatas da corte portuguesa no Brasil, as aulas e cursos criados em diversos setores, tiveram o objetivo de preencher demandas de formação profissional, esta características teria uma enorme influencia no crescimento da educação superior brasileira. Na política educacional de D. João VI procurou de modo geral focar nas demandas da corte, deu continuidade à marginalização do ensino primário. A independência dos pais foi conquistada em 1822. Onde aconteceu mudanças no panorama sócio político e econômico, inclusive em termos educacionais, na constituinte de 1823 pela primeira vez se associou ao apoio universal e educação popular, também foi debatida a criação de universidades no pais com varias propostas apresentadas, como resultados desse movimentos de ideias, surgiu o movimento de ideias, surgiu o compromisso do império, na constituição de 1824 assegurou a instituição primaria e gratuita a todos os cidadãos confirmado pela lei de 15 de outubro de 1827 que determinou a criação de escolas de primeiras letras em todas as cidades, vilas e vilarejos envolvendo as três instancias do Poder Publico que teria sido a Lei Áurea da educação básica.

A ideia da fundação das universidades não prosperou surgindo em seu lugar os cursos jurídicos em São Paulo e Olinda em 1827 fortalecendo o sentido profissional e utilitário da política iniciada por D.João VI, alguns anos depois da promulgação do ato adicional de 1834 delegando as províncias de legislar sobre a educação primaria comprometeu o futuro da educação básica, pois ajudou que o governo central se afastasse da responsabilidade da educação elementar para todos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com