TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Historia Da Educação

Trabalho Universitário: Historia Da Educação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/4/2014  •  416 Palavras (2 Páginas)  •  239 Visualizações

Página 1 de 2

II – ORIGEM HISTÓRICA, NATUREZA E CONTEXTO DA INSTITUIÇÃO.

O CEI Santa Clara teve início no ano de 1995, no qual funcionava a Igreja Santa Clara. Com iniciativa da comunidade foi feito uma reunião com o Padre e Associação de Mulheres do Setor Tiúba (movida por uma ONG – Visão Mundial) representada pela Srª. Domingas Rodrigues da Rocha, através de reuniões decidiram construir no local da Igreja uma casa de farinha, beneficiando muitos pais de família que assim, obtiveram um meio de trabalho.

Logo após, os pais sentiram a necessidade de um local para acolher às crianças, pois as mesmas ficavam sozinhas em casa ou na rua e muitas vezes levando-as com eles para o trabalho.

Novamente a comunidade se reuniu com a Associação (já citada) e depois de muitas discursões chegaram à conclusão que seria melhor transformar a casa de farinha numa escolinha (Escolinha Céu Azul) com a finalidade de dar assistência às crianças e a família, acompanhando o crescimento e o desenvolvimento da criança, com carinho e afeto na fase pré-escolar, cooperando assim, com as mães em caráter beneficente, educativo e de assistência social, dando preferência aos mais necessitados.

A maior incentivadora deste Projeto foi a representante da Associação de Mulheres do Setor Tiúba, Srª. Domingas Rodrigues da Rocha, que tinha como objetivo de trabalho, projetos voltados para comunidades carentes que eram desenvolvidos com o apoio da ONG – Visão Mundial.

A Escolinha Céu Azul teve início com 70 crianças de todas as faixas etárias, e tinha no seu quadro de funcionários as professoras Edmar e Deuzuita, ambas com magistério, a Merendeira Marina com o ensino fundamental incompleto e como apoio Maria Luiza (atual presidente de bairro), com o ensino fundamental. A meta principal da Escolinha Céu Azul, era a alimentação e cuidados básicos das crianças, ficando assim, até o ano de 2001.

Depois de várias reuniões com o poder público, firmou-se o convênio com a Prefeitura Municipal de Araguaína-TO, que tinha como gestora a Prefeita Valderez Castelo Branco Martins (no seu primeiro mandato), que apoiou incondicionalmente este convênio.

Devido o convênio com a Prefeitura Municipal de Araguaína-TO, a Escolinha Céu Azul passou a se Chamar Creche Santa Clara, deu-se esse nome em homenagem à padroeira do setor; a mesma acolhia 100 crianças em período parcial, com educação e cuidados, tendo um quadro de funcionários conforme o nº. de crianças, permanecendo assim, até o ano de 2007.

Em 2008, a Creche Santa Clara foi Municipalizada, tornando-se o Centro Educacional Infantil Santa Clara, tendo benefícios e apoio único da Prefeitura Municipal de Araguaína-TO.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com