TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Historia Da Educação

Monografias: Historia Da Educação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/5/2014  •  394 Palavras (2 Páginas)  •  338 Visualizações

Página 1 de 2

No tradicionalismo era utilizada a memorização, prevalecia o que o professor falava, sem a interferência do aluno, o treino de repetições e memorizações era essencial para uma boa aprendizagem.

A vantagem de acordo com muitos estudiosos era tornar pessoas questionadoras, pois só é possível com uma boa e solida base de informações. A desvantagem é formar alunos com forte disciplina, passivos, e obedientes.

Já vemos no construtivismo, uma melhor forma de interação um aluno mais participativo, questionador, a curiosidade é aflorada, o trabalho em equipe é valorizado.

A desvantagem que vemos são os alunos se adaptarem ao novo, o professor passa a se preparar melhor, para responder aos interesses da classe.

De acordo com Roberto Accioly no construtivismo, podemos pensar qualquer coisa na perspectiva de ser e tornar-se, com direção para o futuro, é um progresso melhor e significativo, pois o professor intervém com qualidade, transmitindo conhecimentos e as crianças se desenvolvem melhor.

Podemos observar que o construtivismo interacionista, de acordo com o pensamento de Vigotsky, o próprio individuo é ativo em seu próprio processo de desenvolvimento, passando a ser critico e criativo, com interação da classe de forma lúdica, sendo o professor responsável por toda essa transformação.

Temos como melhor exemplo a Escola da Ponte, totalmente diferenciada, os alunos formam equipes de seis pessoas, e o professor é como um assessor acompanha o tema de interesse em comum.

A universidade de Coimbra descobriu que os alunos que se formaram na Escola da Ponte, foram os mais brilhantes em cinco e dez anos de pesquisas. De acordo com Jose Pacheco os alunos aprendem a ler de dois a seis meses, diferentemente de outros programas pedagógicos ineficientes.

Já Demerval Saviani, diz que seria valido adaptar escolas bem equipadas para as camadas populares e com maior dificuldade de aprendizagem.

O pesquisador e pedagogo Newton Duarte, critica o sistema apostilado de ensino, por ser um sistema planejado sistematizado conhecido como tecnicismo, sendo o professor um mero executor.

Perrenoud, sociólogo suíço, fala sobre aquisição de competência, que nem sempre quem sabe a adquiriu, diz que é imprescindível saber para ensinar bem numa sociedade em que o conhecimento esta cada vez mais acessível.

Para entendermos os métodos de ensino, podemos observar as varias tendências que nos fazem refletir e podemos observar que o mais eficiente é aquele que usamos nossa sensibilidade e percebemos que o mais viável é aquele em que o aluno desenvolve competências e melhor aprendizado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com