TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Historia Da Educação

Artigos Científicos: Historia Da Educação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/5/2014  •  1.765 Palavras (8 Páginas)  •  271 Visualizações

Página 1 de 8

Brasil: a educação contemporânea

O primeiro periodo do governo de Vargas ficou conhecido como governo Provisório.Nateoria ele deveria governar por alguns meses,ate a convocações de novas eleições.Mas Vargas foi ficando,e ficou de 1930 até 1934.Uma das medidas mais importantes durante esse período foi uma tomada logo de início,a nomação de interventores para governar os estados.Essa nomeação de pessoas para governaros estados,sem a existencia,nesses estados de eleicoes foi uma forma de intervenção nos estados.Os interventores,alguns nem eram dos Estados para onde foram nomeados,deveriam nomear os prefeitos dos municípios e os ocupantes do primeiro escalão do governo estadual,com isso Vargas deu um duro golpe nas oligarquias estaduais,grupos que por décadas viveram sugando o estado,viram-se órfãs com Vargas no poder,isso principalmente em São Paulo,criou uma reação contra o seu governo.

A República Populista indica um período da história política do Brasil que envolve as décadas de 1930 e 1960. Nesse tempo, o país foi presidido por Getúlio Vargas (1930 – 1945), Gaspar Dutra (1946 – 1951), mais uma vez por Getúlio Vargas(1951-1954),café Filho (1954 e 1955),Juscelino Kubitscheck (1955-1961),Janio Quadros(1961)e João Goulart(1961-1964). Nesse período, o Brasil sofreu grandes transformações econômicas e sociais. Uma das marcas dessa época foi o grande impulso dado para o crescimento das indústrias e o fortalecimento das classes trabalhadoras urbanas. O Brasil, gradativamente, deixava de ser um país de economia rural, para também ter grandes riquezas sendo produzidas nas cidades.

Podemos definir a ditadura militar como sendo o período da política brasileira em que militares governaram o Brasil.Esta epoca vai de 1964 a 1985.Caracterizou-se pela falta de democracia,supressão de direitos constitucinais,censura,perseguição política e repressão aos que eram contra o regime militar.

Desde o final do império aumentara o interesse pela educação, por meio de conferências pedagógicas, criação de bibliotecas e etc.Mais a atuação do estado passou a se tornar significativa no final do século XIX,tomando força nas primeiras décadas do século seguinte, encaminhando um modelo deescolarização baseado na escola seriada, com normas, procedimentos, métodos e instalaçõesadequadas.Os novos espaços organizados representavam o esforço de implantar a ordem e adisciplina. Cresceu o interesse pela formação de professores e devida à descentralização doensino fundamental, a criação de escolas normais dependia da iniciativa de alguns estadospioneiros como São Paulo e Rio de Janeiro e bem depois Distrito Federal. A escola normal foicriada por Caetano Campos em 1890.O projeto republicano visava implantar a educação escolarizada, oferecendo ensinopara todos. Mas ainda se tratava de uma escola dualista, onde para a elite era reservado àcontinuação dos estudos, sobretudo científicos e para o povo era uma educação elementar eestritamente profissional.A Igreja Católica reagia de maneira negativa a todas as manifestações positivistasatribuídas ao governo republicano, que na Constituição estabelecera a separação da Igreja edo estado e a paralização do ensino nos estabelecimentos públicos.As escolas tinham as poucas vagas disputadas, pela classe média.A rede escolar do país variava conforme o estado, entre os quais São Paulo era o maisfavorecido

As discussões pedagógicas no Brasil, iniciou-se no final do Império, após a proclamação da República. Com as novas ideias sob a influência direta das pedagogias européias e norte-americanas, inicialmente com a divulgação do método Intuitivo e com o embate entre a pedagogia tradicional,e o ideario positivista,que defendia a laicidade do nensino. No século XX houve também a difusão das ideias anarquista e comunistas. Nesse período os escolanovistas buscavam atender às novas necessidades de um país cada vez mais urbano e industrializado.

No Brasil ocorreu o movimento escolanovistas, representado por educadores como Anísio Teixeira e outros que trouxeram uma influência renovadora. Não se tratava, porém, de um grupo homogêneo do ponto de vista ideológico, e ficou claro com a virada política do estado novo: Paschoal Lemme e Hermes Lima eram socialistas. Anísio Teixeira e Fernando de Azevedo eram liberais. Anísio Teixeira, foi um notável pedagogo, filósofo e educador. Em 1932 à 1950 , foi signatário do Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova. Na Bahia, foi responsável por outra reforma, projetou o funcionamento de cinco escolas: quatro delas, chamadas Escolas-Classe, e a quinta seria a Escola-Parque. Em 1951 á 1964, ocupou diversos cargos, participou da discussão da LDB, foi um dos idealizadores da Universidade de Brasília (UnB). Por ocasião do inicio da ditadura militar, foi afastado e aposentado compulsoriamente. Morreu na época da ditadura militar, em circunstância trágicas até hoje não esclarecidas.

Devido à influência de Dewey, Anísio Texeira preferia usar a expressão “escola progressiva” e não Escola Nova. Vale Lembrar a posição sobre o ensino tradicional, reformulados pela didática da escola progressiva. A escola deveria ser o lugar da elaboração de projetos, que levam à conquista progressiva da autonomia e da responsabilidade do educando. A convicção da sociedade justa e democrática depende da renovação cultural, o que seria alcançado por meio da educação unitária.

Em 1955 à 1964, foi fundado o Instituto Superior de Estudos Brasileiros (Iseb), teve grande contribuição teórico, que durou dez anos, até o ser extinto pelo golpe militar. O Instituto propôs-se à repensar a cultura brasileira autônoma, não-alienada, rompendo a tradição colonial de transplante cultural. As bases teóricas do Instituto eram as mais diversas: marxismo, existencialismo, pensamento cristão. Complexa é a crítica da contribuição do Iseb. Se, por um lado, supôs o comprometimento “subversivo” com a ideologia marxista, por outro, de vincular uma ideologia de direita. Iseb teria ainda supervalorizado o papel da consciência e da ideologia para incrementar o desenvolvimento brasileiro.

Paulo Freire nasceu 1921 e morreu em 1997, era cristão , foi um dos grandes pedagogos da atualidade, embasava-se em uma teologia libertadora. Em 1962-1964, começaram suas principais experiência educacionais. O governo militar determinou sua prisão, interrompendo suas atividades, durante quatorze anos no Chile. Em 1970, em Genebra, Suíça, com outros exilados brasileiros, fundou o Idac, que prestava assessoria a movimentos bem diversos. No Brasil em 1967, o governo militar criou o Mobral. Em 1989-1991, ao voltar do exílio Paulo Freire

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.5 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com