TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Historia Da Educação

Ensaios: Historia Da Educação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/5/2014  •  674 Palavras (3 Páginas)  •  526 Visualizações

Página 1 de 3

5º ETAPA DE ATIVIDADES DE DO 2º SEMESTRE DE PEDAGOGIA PROCESSOS HISTÓRICOS DA EDUCAÇÃO 02 AA DP QUESTÃO 01

“A Grécia antiga, berço dos jogos olímpicos, sempre deu destaque à educação do corpo. O cuidado com a destreza corporal nos esportes, porém, não dispensava a igual valorização da formação moral e estética”.

(ARANHA, Maria Lúcia de Arruda, História da Educação e da Pedagogia – Geral e Brasil. Capítulo 3, p.57)

Em relação à Grécia, leia as afirmativas a seguir e assinale V para as que forem verdadeiras e F para as que forem falsas.

( ) Na Grécia quanto o homem se liberta dos desígnios divinos, e passa ele próprio a tecer seu destino, instaura-se uma nova era – o iluminismo.

( ) O aparecimento dos filósofos deu-se na Grécia. Estes pensadores eram responsáveis por uma “física” nascente e pela formalização da matemática e da geometria.

( ) Na Grécia, quanto ainda não existia a escrita, a educação era ministrada pela própria família, conforme a tradição religiosa. Quando se constituiu a aristocracia dos senhores de terras, de formação guerreira, os jovens da elite eram confiados aos preceptores.

( ) Para os gregos antigos a concepção de cultura e do lugar ocupado pelo indivíduo na sociedade repercutiu no ensino e nas teorias educacionais.

A alternativa que contempla a sequência correta é:

V F V V

F V V F

V V V V

F V V V

F F V V

02 ACQF DP QUESTÃO 01

Leia os três textos abaixo. Em seguida assinale a alternativa correta.

Texto 1

Atenas havia se tornado o centro da vida social, política e cultural da Grécia, em virtude do crescimento das cidades, do comércio, do artesanato e das artes militares. Atenas viva seu momento de maior florescimento da democracia. A democracia grega possuía duas características de grande importância para o futuro da filosofia. Em primeiro lugar, a democracia afirmava a igualdade de todos os homens adultos perante as leis e o direito de todos de participar diretamente do governo da cidade, da polis. Em segundo lugar, e como consequência, a democracia, sendo direta e não por eleição de representantes no governo, garantia a todos a participação no governo e os que dele participavam tinham direito de exprimir, discutir e defender em público suas opiniões sobre as decisões que a cidade deveria tomar. Surgia assim, a figura do cidadão.

Texto 2

O surgimento da filosofia na Grécia não é na verdade, um salto realizado por um povo privilegiado, mas a culminância de um processo que se fez através de milênios e para o qual concorreram diversas transformações.

A escrita gera uma nova idade mental fixando a palavra, e consequentemente,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com