TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Historia Da Educação

Exames: Historia Da Educação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/6/2014  •  3.560 Palavras (15 Páginas)  •  233 Visualizações

Página 1 de 15

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

CURSO DE PEDAGOGIA

MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO ESCOLAR NO BRASIL CONTEMPORÂNEO.

HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO E DA PEDAGOGIA.

Carla Campelo RA:6783396570

Cristiane Gonsalves Machado Neves RA:7119508318

Evaldo da Silva Alves RA:6520238211

Karla Rubia Dias Brandão RA:9133253948

Volney de Jesus Brito RA:6942014278

Atividade Prática Supervisionada (ATPS) entregue como requisito para conclusão da disciplina “História da Educação e da Pedagogia”, -3º período-, sob orientação da tutora à distância Eliana.

ANÁPOL IS-GO

Abril/2014

SUMÁRIO

Introdução. PG. 3

Somos feitos de tempo? PG. 5

A origem da educação escolar no Brasil – a ação dos jesuítas como parte do movimento contrarreforma católica. PG. 6.

A História da educação escolar no Brasil através de seus principais estabelecimentos PG.9

Escola Municipal Maria Elizabeth Camelo Lisboa PG. 11

Conclusão. PG. 14

Referências Bibliográficas. PG. 15

Introdução;

Com o objetivo de preservar a memória da educação escolar a partir da implementação e realização de estudos e pesquisas em História da Educação Brasileira. Colocamos neste trabalho, fatos e historias que possam ajudar o entendimento de como a educação é importante e como ela evoluiu ao passar dos séculos. E realizamos visitas as escolas para vivenciarmos essas mudanças e colocarmos a historia de uma dessas neste trabalho.

Somos feitos de tempo?

Somos enfeitiçados pelo tempo, adestrados pelo tempo, acostumados com o tempo, desiludidos pelo tempo e ao final de todas as nossas jornadas verbalizamos que não temos tempo. (Volney J. B).

Atuamos sobre o mundo transformando-o. Adaptando varias gerações para que possa absorver nossas heranças culturais, ao mesmo tempo em que estabelecemos projetos que se adaptem com as inovações que surgem durante o tempo. Ou seja.

O passado não deve ser visto como exercício de saudosismo, mera curiosidade ou imperfeição. O passado não está morto, com ele se fundam as raízes do que vivemos hoje. Entendendo o passado que podemos dar uma continuação a novas obras no presente e planejar o futuro.

A preservação do nosso passado, a reconstituição do passado e as historias não sempre guardados com estrema clareza de fatos, dependemos dos livros e pesquisas dos acontecimentos que não são sempre idênticos em todos os lugares e em todos os tempos.

Há história da educação é parte da história da cultura, que por sua vez faz parte da história geral. Em cada espaço de tempo a história acompanha a cultura e educação e a educação atende a determinados objetivos que correspondem a visões de homem e de mundo. Para poder compreender toda historia da educação é preciso situá-la na historia geral.

Estudar a educação e suas teorias no contexto histórico da educação em que surgiu para observa a simultaneidade entre as sua crises e o sistema social, não significa, porém, que essa sincronia deva ser entendida como simples paralelismo entre fatos da educação e fatos políticos e sociais. Na verdade, as questões de educação são engendradas nas relações que se estabelecem entre as pessoas nos diversos segmentos da comunidade.

A educação não é, portanto um fenômeno neutro, mas sofre os efeitos do jogo do poder, por esta de fato envolvida na política. Os estudos sobre a história da educação enfrentam as mesmas dificuldades metodológicas já mencionadas sobre a história geral, como o agravante de que o trabalhador no campo especifica da pedagogia são recentes e bastante escassos. Apenas no século XIX os historiadores começaram a se interessar por

Uma história sistemática e exclusiva da educação, antes apenas um obsclusão da historia geral. Ainda assim, conhece-se melhor a historia da pedagogia ou das doutrinas pedagógicas do que propriamente das práticas efetivas de educação.

Alguns graus de ensino (como o secundário e o superior) sempre preservaram documentos mais abundantes do que, por exemplo, o elementar e o técnico, trazendo dificuldades para a

sua reconstituição. Mas a situação ‘mais difícil no Brasil, até a bem pouco tempo sem historiadores da educação de importância, com enormes lacunas a serem preenchidas. Dos meios mais eficazes para cultivar um saudável ceticismo, que evita a “agitação” e promove a “consciência critica” esta não é uma historia fechada no passado, é uma historia que nasce nos problemas do presente e que sugere pontos de vista ancorados num estudo rigoroso do passado.

Estamos em uma época marcada pelo fenômeno da modernidade tecnologia e globalização e pela circulações variadas de ideias e conceitos e ao mesmo tempo, por um exagero de identidades locais, étnicas, culturais ou ate mesmo rigorosas. Uma das funções principais do historiador da educação é compreender esta lógica de múltiplas identidades, por meio da qual se definem memórias e tradições, pertenças filiações, crenças e solidariedades, não se importa se as comunidades são reais ou ate mesmo imaginarias pra se ter memória tem que ter imaginação. Contudo a historia possibilita esse processo e, deste modo, procura ajudar a todos para passarem e repassam um ensino de qualidade.

Á Historia da Educação Brasileira. O Brasil conseguiu se firmar como nação independente

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.8 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com