TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Historia Da Educação

Monografias: Historia Da Educação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/6/2014  •  1.374 Palavras (6 Páginas)  •  169 Visualizações

Página 1 de 6

ETAPA 1 - CONHECIMENTOS DIDÁTICO – PEDAGÓGICOS SOBRE A PRÁTICA DO ENSINO

1. PROJETO DE ENSINO-APRENDIZAGEM

1) Nome do projeto

Cuidar e Educar na educação infantil

2) Público-alvo

1 ano do Ensino Fundamental.

3) Justificativa / fundamentação teórica

Devido a esta necessidade de uma educação de qualidade, abordaremos nesse projeto uma concepção de cuidar e educar, pois nos dias de hoje é cada vez mais freqüente a inserção da criança pequena neste contexto, tendo como finalidade o seu desenvolvimento, sobretudo relacionado com o preparo que ela deve ter em relação ao mundo globalizado. A Instituição de Educação Infantil deve propiciar condições para que as crianças possam usufruí-lo em benefício do seu desenvolvimento e aprendizagem.

(...) a educação infantil, como área específica, precisa ainda refletir, discutir, debater e produzir conhecimentos e práticas sobre como devem ser cuidadas e educadas crianças menores de 7 anos em creches e pré-escolas, compromisso de todos os que, direta ou indiretamente, se vinculam a esta modalidade educativa (WIGGERS, 2002, p.12)

4) Objetivos gerais e específicos

Objetivo Geral: Acompanhar o cotidiano dos profissionais da área da educação infantil e observar as práticas pedagógicas desenvolvidas, compreendendo a forma de ensino com relação à nova proposta educacional que atribui a esta etapa do cuidar e o educar.

Objetivos específicos: Identificar a relação do professor com a criança, dentro da concepção do cuidar e educar; Observar as ferramentas que são utilizadas durante as aulas pelos professores e se têm contribuído para a aprendizagem da criança em desenvolvimento; Observar se a metodologia é aplicada de forma dinâmica.

5) Cronograma

Duas semanas de observação e uma semana de ação.

6) Desenvolvimento / ações

Na busca de aprofundar o objeto em estudo e para obter uma melhor compreensão sobre educar e cuidar na educação infantil, a pesquisa terá como suporte e referencial teórico um estudo bibliográfico através de livros, internet, revistas e leis que falam e trata sobre ao educar e cuidar.

As informações fornecidas servirão de fonte para o esclarecimento das dúvidas abordadas e/ou encontradas e a observação em sala será para a maior compreensão da prática do trabalho docente. onde serão observadas as práticas metodológicas que estão sendo desenvolvidas se elas realmente atende as crianças dentro do contexto educar e cuidar.

ETAPA 2 - VISITA A UM ESPAÇO DE APRENDIZAGEM INFANTIL

2. CARACTERIZANDO O ESPAÇO

A escola que visitamos tem o nome de Ludovico Pavoni, localizada na cidade de Vitória/ES e sua história começou há 49 anos, sua filosofia sempre esteve baseada nos princípios de vida do Padre Ludovico Pavoni, fundador da congregação pavoniana. Os padres pavonianos trouxeram, além da fé e da espiritualidade, muita vontade de ajudar o povo através das obras sociais que organizaram, dentre elas a Escola Ludovico Pavoni. que possui atualmente sete salas de aula, uma sala de vídeo, uma biblioteca, uma sala de informática, uma brinquedoteca, dois parquinhos, um parquinho de areia, uma sala de Supervisão Escolar, uma sala de direção, uma de coordenação, uma Secretaria, uma sala dos professores, um sanitário masculino e um feminino para professores, sanitários para os alunos, uma cozinha e um refeitório.

Atualmente a Escola possui em média 251 alunos distribuídos em dois turnos, manhã e tarde, atendendo o Ensino infantil.

O quadro de professores é composto por 14 professores efetivos e 09 professores contratados em caráter temporário.

3. CONCEPÇÃO PEDAGOGICA DA ESCOLA

O colégio oferece uma educação que visa o crescimento e o desenvolvimento do ser humano em sua totalidade, preparando seu aluno para um processo de educação permanente. O colégio tem a função de garantir o acesso de todos aos saberes científicos produzidos pela humanidade e permitir que os estudantes conheçam a realidade.

O Projeto Político Pedagógico busca expressar as concepções de homem, educação, sociedade, papel do professor, e papel social da escola. Nesta perspectiva formar homens como ser natural e social, nesse processo de transformação, envolve múltiplas relações em determinado momento histórico, acumulando experiências e produzindo conhecimento que são produzidos e transmitidos de geração a geração, e essa transmissão de experiência e conhecimento se dá por meio da educação e cultura.

De a acordo com Torres a finalidade da instituição educacional é a de:

Preparar as novas gerações para conviver, compartilhar e cooperar no seio de sociedades democráticas e solidárias obrigada a planejar e desenvolver propostas curriculares que contribuam a reforçar esse modelo de sociedades,

A sociedade em que vivemos estrutura – se em classes, diferenciadas, as oportunidades sobre a ação social são poucas, e queremos proporcionar ações que contribuem para o desenvolvimento dos cidadãos, viabilizando uma sociedade mais esclarecida, com conhecimento do seu processo histórico e compreenda que as relações que ocorrem entre os indivíduos não são naturais, mas construída historicamente, e que o individualismo seja combatido e valorizem o ser e não o ter.

O conhecimento acadêmico é transformado em conhecimento escolar ao adentrar a escola, cabe à escola socializar e possibilitar a apropriação desde conhecimento pelos educando, representante da classe trabalhadora, permitindo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com