TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Historia Da Educação

Monografias: Historia Da Educação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/6/2014  •  2.856 Palavras (12 Páginas)  •  255 Visualizações

Página 1 de 12

História da Educação e da Pedagogia

Agder Shirlei Oliveira dos Santos ----------------------RA: 7928683127

Ana Paula Dias Matos------------------------------------RA: 8137746535

Isle Barbosa Gomes---------------------------------------RA: 7534650449

Maria Cristina Silva de Matos---------------------------RA: 8349783543

Roberta Almeida dos Santos-----------------------------RA: 7932669403

Memória da educação escolar no Brasil contemporâneo

Colégio Estadual Governador Paulo Souto

Atividade prática supervisionada (atps) entregue como requisito para conclusão da disciplina história da educação e da pedagogia, 3º semestre, sob orientação da professora-tutora à distância: Dra. Camila Beltrão Medina

Porto Seguro

Abril/2014

Somos feitos de tempo?

Podemos aceitar que o homem seja um ser histórico, já que suas ações e pensamentos mudam com o passar do tempo, á medida que encara os problemas não só da vida, como também da experiência pessoal. O trabalho que seria a ação transformadora do homem sobre a natureza, modifica também a maneira de pensar, agir e sentir, de modo que nunca ficamos os mesmos ao fim de uma atividade, qualquer que ela seja. É nesse sentido que dizemos que, o homem se autoproduz, ao mesmo tempo em que produz sua própria cultura.

Se os seres humanos é o resultado por esse processo pelo qual constrói a cultura e a si próprio, é impossível pensar em uma natureza humana com características universais e eternas. Na realidade não há um conceito de “homem universal” que sirva de modelo para os educadores. Poderia referir a uma condição humana resultante do conjunto das relações sociais que se modificam com o passar do tempo.

Quer dizer, não compreendemos o homem fora de sua prática social, porque se encontra afundada em um contexto histórico-social concreto. Vimos que através do trabalho o homem atua sobre o mundo modificando-o, pois cada geração assimila a herança cultural dos antepassados, ao mesmo tempo em que estabelece planos de mudança, ou seja, o homem se implanta no tempo, o presente humano não se cansa na ação que realiza, mas adquire sentido pelo passado e para o futuro. O passado não está morto porque nele se fundam as raízes do presente, é compreendendo o passado que podemos dar sentido ao presente e planejar o futuro, “Assim, podemos dizer que de certa forma o homem ‘‘reconstrói” a história a partir do seu presente, e cada novo fato o faz reinterpretar a experiência passada.

A educação é de valor fundamental em qualquer país, porem no Brasil ele adquire um caráter decisivo obtido não só à grave questão dos milhões de analfabetos, como principalmente a falta de perspectivas, devido ás inúmeras distorções e deficiências do sistema educacional. A dificuldade da educação no Brasil, arruinar-se a partir do exagerado crescimento de grandes cidades, tais como São Paulo, Belo horizonte, Salvador, Recife e, mais tarde, Brasília. A massificação do ensino inclusive do ensino superior foi um fenômeno significativo principalmente a partir de 1960, crescendo substancialmente o número de alunos nas salas de aulas em prejuízo da qualidade de ensino. Ao lado da massificação do ensino ocorreu também nos anos 60, a politização da classe estudantil como conseqüência e também instrumento de um movimento político de brilhante caráter socialista.

A cultura européia, resultada da filosofia greco-romana, se baseava necessariamente na teologia e na metafísica. Somente a partir do século XVI com a influência de Galileu, que o conhecimento e o método científico substituíram à escolástica e a prevalência do ensino religioso.

Segundo os ensinamentos de Arnaldo Niskier em “Filosofia da Educação”, tem dois objetivos essenciais: primeiro, educar o cidadão para o convívio social o que justifica o ensino moral, cívica, política, ética e mesmo de religião. E o segundo, educar o indivíduo no campo técnico e da ciência com o sentido de prepará-lo para o exercício da atividade econômica com maior eficiência e criatividade.

Portanto a história da educação não é muito fácil de ser compreendido, porem ela nos permite perceber diversas culturas, diferentes épocas e outros lugares, ou aqui perto de nós, a educação e a escola em particular vem mudando porem mantém alguns elementos intactos. Dessa forma nos ajuda a olhar a nossa realidade com paciência, afinal as coisas demoram um bom tempo para mudar e às vezes é necessário esperar duas ou três gerações para que uma inovação educacional se estabeleça. Estudar a história da educação nos permite entender o presente e intervir no futuro através do estudo do passado para não cometer os mesmos erros dos nossos ancestrais.

A origem da educação escolar no Brasil – a ação dos jesuítas como parte do movimento da contrarreforma católica.

Com a chegada dos Jesuítas no final da primeira metade do século XVI, deu-se inicio a história da educação no Brasil, sendo a mais importante fase dessa história na cultura e civilização brasileira, podendo ser citada como o início da educação brasileira.

Os Jesuítas desenvolveram as primeiras legiões de missionários que se dispuseram a deixar a Europa e se dedicar à catequese dos que ainda não eram católicos com o objetivo de integrar as culturas indígenas e européias. Os missionários foram os primeiros responsáveis pela criação da rede de ensino do Brasil através de diversas obras constituindo na colônia portuguesa do país uma presença cultural e social relevante. É importante abordar os importantes aspectos da metodologia utilizada pelos jesuítas em terras brasileira visando à importância da Companhia de Jesus na História da Educação Brasileira. Após a reforma, com a ligação da igreja católica e os Jesuítas, abordando uma disciplina rigorosa, onde implantaram a primeira escola no Brasil no ano de 1549 sendo o início da escolaridade básica.

Curumins e filhos de colonos são os primeiros alvos da ação a educativa dos padres, que, em um só movimento, contribuíram para destruir a cultura

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.5 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com