TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Historia Da Educação

Artigos Científicos: Historia Da Educação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/9/2014  •  614 Palavras (3 Páginas)  •  222 Visualizações

Página 1 de 3

RESENHA CRÍTICADO TEXTO:

A HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO INFANTIL NO BRASIL: AVANÇOS, RETROCESSOS E DESAFIOS DESSA MODALIDADE EDUCACIONAL.

Introdução

Pelo que podemos entender sobre a educação no decorrer dos tempos, dava-se sempre no âmbito familiar e direcionado por um adulto e geralmente com a participação de mais crianças de uma mesma faixa etária, diferentemente da forma que é praticado nos dias atuais.

Não podemos nos esquecer de que no Brasil as mudanças vieram das mais variadas formas e desenvolveram diferentemente seguindo diversos fatores tais como: localidades, classes sociais, regiões de difícil acesso etc.

Se na Europa a razão para a entrada da mulher no mercado de trabalho industrial se deu pela necessidade de trabalho industrial e aumento da força trabalhista envolvendo toda a família, no Brasil dentre outros fatores foi pelo motivo da sobrevivência e em outros casos pela melhoria das condições de vida, o que prejudicou o até então meio pelo qual as crianças recebiam ensinamentos educacionais, pois a mãe agora não dispunha mais de tempo para educar seu filho, dando então a escolas que preencheriam essa lacuna deixada pelos pais e modificando para sempre toda estrutura de ensino e aprendizado que até então era utilizado.

Com o passar dos tempos foi se deixando de lado o pensamento assistencialista e machista que a escola essas instituições de ensino infantil era apenas para cuidar de crianças de mães solteiras e que não precisaria de um ensino mais consolidado com as necessidades de desenvolvimento contínuo para cada criança.

Com a massificação das creches, jardins da infância e similares, notamos que no Brasil a tendência do aumento da força da mulher no mercado de trabalho aumentou exponencialmente, fazendo com que definitivamente a pratica do uso das creches fosse agregado a nossa cultura, não somente como um lugar para se deixar crianças enquanto seus pais trabalham mais local onde se recebesse ensino e socialização necessária para o seu desenvolvimento.

Pelo motivo de termos diferentes classes sociais, pode-se notar claramente o desnivelamento educacional, pois inevitavelmente os que dispunham de condições financeiras mais abastadas tinham um direcionamento educacional diferenciado dos que dependiam dos órgãos educacionais públicos.

Com o advento da constituição e diversas leis que protegem e norteiam a justiça, principalmente no que tange a direitos as crianças, tivemos uma grande evolução, não tão imperativa, pois mesmo sendo leis muitos destes direitos não são praticados na grande maioria das regiões, muitos desses motivos se revelam políticos e estruturais.

Se já não bastassem os problemas que levavam a colocação de crianças nas creches, temos também a problemática do preparo dos educadores, sendo notório que muitos exercem essa atividade sem ter o mínimo preparo para a função que exige acentuado preparo, por se tratar de ensinos que a criança levará por toda a sua vida.

Como vemos a pratica pedagógica, leva em consideração os mais variados saberes e métodos de ensino, que tange não somente o aluno mais os professores e principalmente aos pais, que de forma muitas vezes involuntária participam do processo complexo de educar.

Por mais que se pense em inovações

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com