TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Historia Da Educação

Monografias: Historia Da Educação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/10/2014  •  470 Palavras (2 Páginas)  •  243 Visualizações

Página 1 de 2

HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO INFANTIL

1875-1877 Eram criados, no Rio de Janeiro e em São Paulo, os primeiros jardins de infância sob. os cuidados de entidades privadas e anos depois criaram jardins da infância público.

1882 Rui Barbosa apresentou um projeto de reforma no país distinguindo sala de asilo infantil as escolas infantis e jardim de infância.

1899

Foi fundado o instituto de proteção e assistência á infância.

1908-1909 Instituiu-se a primeira escola infantil de Belo Horizonte e o primeiro jardim da infância municipal do Rio de Janeiro.

1922 Acontecia o primeiro congresso Brasileiro de Proteção á infância, no qual discutiu temas como a educação moral e higiênica e o aprimoramento das raças, com a mulher no papel de cuida Dora.

1923 A primeira regulamentação sobre o trabalho da mulher previa instalação de creches e sala de amamentação próximas do ambiente de trabalho.

Foi fundada neste mesmo ano a Inspetoria de Higiene infantil.

1924 Educadores interessados no movimento das Escolas Novas fundarão a Associação Brasileira de Educação.

1929 Lourenço Filho publicou um livro instrução ao estudo da Escola Nova, divulgando as novas concepções entre os educadores Brasileiros.

1932 Surgiu o manifesto dos pioneiros da Educação Nova onde foi defendia um amplo leque de pontos a educação como função pública.

1934 A inspetoria de higiene infantil foi transformada em Diretoria de Proteção á maternidade e á infância.

1942 O departamento Nacional da Criança então parte do Ministério da Educação criou a “Casa da Criança”.

1943 Consolidou-se a lei do trabalho da CLT que conta com algumas prescrições sobre o atendimento de filhos de trabalhadores com o objetivo de facilitar a amamentação durante a jornada de trabalho.

1961

Neste período é aprovado a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. (lei 402/61).

1967

Foi proposto o Plano de Assistência ao Pré-Escolar Pelo Departamento Nacional da criança sob. a influência do fundo das Nações das Unidas para Infância e a Adolescência.Neste mesmo período foi consolidado a lei dos trabalhadores que colocaria que as empresas abrissem espaço para convênios em berçários para que as mães que trab. Naquela empresa tivessem onde colocar seus filhos para poder trabalhar.

1971

A nova legislação formula que a criança de idade inferior a sete anos recebam educação em escolas maternais, jardins da infância ou instituição equivalentes.

1974

O Ministério de Educação e cultura criou o Serviço de Educação Pré-Escolar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com