TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Historia Da Educação

Dissertações: Historia Da Educação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/10/2014  •  589 Palavras (3 Páginas)  •  319 Visualizações

Página 1 de 3

1. Participação nos 03 (três) primeiros Fóruns da disciplina. Aqui serão considerados/pontuados 01 (um) comentário principal, entre 6 e 8 linhas, em CADA UM DOS FÓRUNS e 01 (um) comentário em continuidade, entre 4 e 6 linhas, também em cada um dos Fóruns. (1,5 pontos)

2. Publicação de duas atividades na Ferramenta EXPOSIÇÃO, conforme orientações e indicações no decorrer da disciplina. (1,0 ponto)

3. Acesse o link <http://www.youtube.com/watch?v=gWCO2LMwhmM> (Idade Mediada a Educação Mediada pela Fé) e assista ao vídeo. Em seguida, elabore uma síntese (resumo) com base nas imagens e palavras-chaves apresentadas no vídeo e relacionadas ao contexto da Idade Média contempladas no material didático, no que diz respeito à religião predominante e a sua concepção principal, a ordem social, a estrutura social, as formas de educação existentes neste período e explicando de forma resumida cada uma dessas formas, a causa do surgimento das escolas não religiosas e o surgimento das universidades. (2,0 pontos)

Critérios para a elaboração da síntese:

*A redação deve ter um título.

*A redação deve apresentar apenas os itens solicitados acima.

*Deve-se evitar cópia fiel do livro didático.

*Número máximo de linhas 25.

R3:

Idade Média.

A igreja teve sua supremacia nesta época muito devido a grandes quantidades de terras e quem tinha grande poder e influencia na igreja eram os cleros responsáveis pela proteção espiritual da sociedade, já a nobreza Composta por membros da alta sociedade (senhores feudais, cavaleiros, condes, duques e viscondes), essa classe era detentora de terras e arrecadava impostos dos camponeses. Tais domínios foram doados pelo rei, a partir do enfraquecimento da realeza e a parte mais precária da sociedade estava os camponeses

4. Leia com atenção os textos abaixo:

a) "[...] Quero que o homem da corte seja bem instruído nas letras e que conheça não apenas o latim, mas o grego (...) Que conheça os poetas e também os oradores e historiadores [...]".

b) "O olhar do homem desvia-se do céu para a terra, ocupando-se mais com questões do cotidiano. A curiosidade é aguçada para a observação direta dos fatos, com redobrado interesse pelo corpo e pela natureza circundante [...]. Acentua-se na renascença a busca da individualidade, caracterizada pela confiança no poder da razão de cada um para estabelecer seus próprios caminhos [...]". (ARANHA, 2002)

Após a leitura atenta dos trechos dos textos acima, faça a relação de cada um (letra "a" e letra "b"), com conteúdos contemplados no material didático, que enfatizam características de um novo fazer pedagógico, justificando a sua resposta: (2,0 pontos)

5. Alguns filósofos no Renascimento, contribuíram com novas ideias para a educação, em oposição aos modelos educacionais da Idade Média. Diante disso analise as ideias de cada um deles e realize as atividades

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com