TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Historia Da Educação

Artigos Científicos: Historia Da Educação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/6/2013  •  231 Palavras (1 Páginas)  •  385 Visualizações

Estudar o passado para entender o presente e projetar o futuro, esse é a principal importância da História, partindo desta premissa é que pretenderemos nesse trabalho apresentar um quadro geral do desenvolvimento da educação ao longo do tempo, focando na construção da educação brasileira nos seus variados momentos.

Partiremos de um breve histórico da educação em caráter geral até os dias hoje, salientando as mudanças e permanências das iniciativas pedagógicas, pontuando as influências das mudanças políticas e culturais, tanto no Brasil como mundo. Além disso, exemplificaremos a condição atual da educação brasileira, apresentando as atividades de uma escola do município de Indaiatuba. Assim, pretendemos deixar claro a necessidade de entender a história da educação brasileira, para entender como ela se encontra no momento atual, para assim, propor mudanças e iniciativas para o futuro pedagógico de nossa educação.

Deve-se salientar que no Brasil a influência da Igreja influenciou o desenvolvimento da educação até o século XX, já que por meio dos jesuítas é que se desenvolveu a educação no nosso país. Interesses políticos e culturais fez com a educação mudasse de acordo com interesses diversos, ao ponto de até hoje não termos um concreto projeto nacional de educação, o que acarreta uma série de problemas no nosso sistema educacional. Assim, fica claro que se olhássemos para passado entenderíamos e poderíamos resolver boa parte das questões relacionadas a educação brasileira. 

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com