TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Historia Da Educação

Pesquisas Acadêmicas: Historia Da Educação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/3/2015  •  294 Palavras (2 Páginas)  •  301 Visualizações

Página 1 de 2

Existe apenas um tipo de Educação ou existem vários tipos de Educação?

A relação entre Homem, Educação, Trabalho e História pode ser interpretada da seguinte forma:

 a História é a interpretação da ação transformadora do homem através do tempo;

 o Trabalho é a ação transformadora do homem sobre a natureza;

 a Educação é a ação transformadora do conhecimento.

Existem vários tipos de Educação. Quando se pensa em Educação, imagina-se, em um primeiro momento, uma sala de aula com alunos e professores interagindo. É certo ou errado pensar dessa forma? O que você pensa sobre o assunto?

Na realidade a Educação existe em todos os lugares e acontece a todo tempo. Ela é livre e pode ser expressa por meio de gestos, modos de agir, problematização de ideias, crenças, trabalho, família. Contemplando-a dentro de âmbito maior, verifica-se que a Educação se desenvolve de acordo com a geração e a cultura em que o indivíduo está inserido.

Muitas vezes a Educação se processa associada à cultura de um povo. Antigamente a Educação era passada entre gerações através de exemplos de comportamentos e crenças que seguiam as tradições. Por exemplo: embora os índios não possuíssem escolas nas tribos, os ensinamentos dos antepassados eram transmitidos para os mais novos; por meio desse tipo de Educação o conhecimento era repassado de geração para geração. Sob esse ponto de vista, pode-se dizer que a Educação é um ponto chave dentro da produção de crenças e está intrinsecamente ligada à cultura de cada sociedade.

Entretanto é preciso considerar também a existência da Educação com vistas ao desenvolvimento intelectual. Nesse caso, podemos falar sobre a Educação dada nas escolas, que é mais sistematizada, imposta por um sistema centralizador de poder, e que, muitas vezes, utiliza esse poder para controlar o saber e, assim, reforçar a desigualdade social.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com