TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Historia Da Educação

Ensaios: Historia Da Educação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/3/2015  •  1.684 Palavras (7 Páginas)  •  203 Visualizações

Página 1 de 7

ETAPA 1

Nossa vida se resume a nossa história,é onde podemos observar o quanto crescemos,aprendemos e assim refletimos todos os dias que nosso passado faz parte do nosso presente, mas de uma forma transformada pelo jeito de pensar, de agir, e de sentir. A história é a interpretação da ação transformadora do homem no tempo, o homem atua sobre o mundo, transformando-o. A memória da história é herança de uma geração para outra geração. Cada povo tem sua herança cultural do passado, e é nessa cultura, que com o passar do tempo,reescrevemos novas metas e novos planos.

A história não é idêntica em todos os lugares, pois a cada dia surgem novos acontecimentos diferentes. Se resultarmos desse movimento incessante, é impossível pensar em uma natureza humana com características universais e eternas. Não há um conceito de “ser humano universal” que sirva de modelo em todos os tempos, o ser humano muda o tempo todo, as nossas ações hoje, serão história amanhã.

A história é como contamos nossa identidade. Ela junta desde os nossos mitos de origem até o modo como acreditamos que nossas nações foram construídas.

A história é uma construção e não uma verdade absoluta, pois essa verdade também é uma construção que depende da época, da cultura, do lugar de quem está narrando. Ela obedece a teorias que em cada época são alteradas e revistas, que em cada época tem um modo diferente de se contar e de se analisar.

É o modo como nos vemos em relação ao universo, à nossa trajetória e à nossa sociedade, bem como a maneira que narramos isso para o futuro.

Fazer uma reconstituição da história é importante porque cada povo tem uma cultura diferenciada com interesses sociais e política que modifica o meio de vida da sociedade e essa reconstituição nos faz repensar os pontos positivos e negativos de cada época resgatando através dos tempos o aperfeiçoamento dessa cultura histórica e das experiências que nos faz compreender o presente e futuro. O tempo nos favorece, somos seres históricos, já que nossas ações e pensamentos mudam no tempo, à medida que enfrentamos os problemas não só da vida pessoal, como também da experiência coletiva. É assim que produzimos a nós mesmos e a cultura a que pertencemos. Estamos inseridos no tempo: o presente não se esgota na ação que realiza, mas adquire sentido pelo passado e pelo futuro desejado.

Com a história da educação, construímos interpretações sobre as maneiras pelas quais os povos transmitem sua cultura e criam as instituições escolares e as teorias que as orientam. Por isso, é indispensável que o educador consciente e crítico, sejam capazes de compreender sua atuação nos aspectos de continuidade e de ruptura em relação aos seus antecessores, a fim de agir de maneira intencional e não meramente intuitiva e ao acaso. Se somos seres históricos,nada escapa à dimensão do tempo.

http://pt.slideshare.net/evandrojairramalhao/memria-histria-e-preservao

ETAPA 2

O objetivo inicial era a propagação da fé, lutavam contra os infiéis e eretrios. Os jesuítas espalharam pelo mundo a partir da Europa que era assolada por heresias até a Ásia, África e América.

O processo de reformas religiosas teve início no século XVI. A Igreja Católica vinha, desde o final da Idade Média, perdendo sua identidade. A burguesia comercial, em plena expansão no século XVI, estava cada vez mais inconformada, pois o lucro e os juros eram vistos como práticas condenáveis pelos religiosos enquanto a igreja arrecadava dinheiro para a construção da basílica de São Pedro em Roma, “vendendo perdão”. Grande parte do clero desrespeitava as regras religiosas.

O monge alemão Martinho Lutero foi um dos primeiros a contestar fortemente os dogmas da Igreja Católica e foi convocado as desmentir as suas 95 teses pelo imperador Carlos em 1521. Defendeu suas teses mostrando a necessidade da reforma da Igreja Católica.

Preocupados com os avanços do protestantismo e com a perda de fiéis, bispos e papas reúnem-se na cidade italiana de Trento (Concílio de Trento) com o objetivo de traçar um plano de reação. No Concílio de Trento ficou definido: Catequização dos habitantes de terras descobertas, através da ação dos jesuítas, Retomada do Tribunal do Santo Ofício - Inquisição: punir e condenar os acusados de heresias e a Criação do Index LibroriumProibitorium (Índice de Livros Proibidos): evitar a propagação de ideias contrárias à Igreja Católica.

No Brasil a chegada dos jesuítas se deu no ano de 1549, liderado por Manoel da Nóbrega e foi o início do processo de criação de escolas elementares, secundárias e missões, eles promoveram catequese dos índios, educação dos filhos dos colonos, formação de novos sacerdotes e formação da elite intelectual.

http://www.suapesquisa.com/religiaosociais/jesuitas.htm

ETAPA 3

Principais estabelecimentos escolares fundados em cada período da historia da educação brasileira

1534 Inácio de Loyola funda a Companhia de Jesus que possuía objetivos catequéticos

1541 | Fundação do 1° colégio da Companhia de Jesus

1542 | Colégio e Universidade de Pádua

1544 | Colégio fundado por S. Francisco de Borja, Duque de Gandia

1549 | Os jesuítas abriram escola de ler e escrever

1550 | Fundação do Colégio dos Meninos de Jesus, na Bahia

1552 | Colégios dos meninos órfãos no Brasil

1555 | Escolas jesuítas de São Paulo de Piratininga e da Bahia

1556 | Fundação do Colégio Jesuíta de Todos os Santos

1557 | Fundação do Colégio de Jesuíta do Rio de Janeiro

1623 | Fundação do Colégio Jesuíta do Maranhão

1646 | Fundação do Colégio Jesuíta de Santo Inácio, em São Paulo

1654 | Criação do Colégio Jesuíta de São Tiago, no Espírito Santo /Fundação do Colégio Jesuíta de São Miguel, em Santos, o de Santo Alexandre, no Pará, e o de Nossa Senhora da Luz do Maranhão

1683

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.9 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com