TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Historia Da Educação

Pesquisas Acadêmicas: Historia Da Educação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/3/2015  •  391 Palavras (2 Páginas)  •  705 Visualizações

Página 1 de 2

Qual é a influência das atividades físicas realizadas nos períodos históricos Pré-História, Antiguidade, Idade Média e Renascimento para aulas de iniciação esportiva?

1-Pré-História: nessa época, os homens dependiam do ato físico,para sobreviver, em um primeiro momento viviam como nômades em busca de alimentos e nesse percurso eles caminhavam, corriam, nadavam, pescavam e caçavam. Também a dança era praticada com caráterritualístico e lúdico. Jogos com bola cumpriam relevante papel social. Em um segundo momento deixaram de ser nômades para fixar moradia. E necessitaram de tempo de treinamento para impedir possíveisinvasões.

2-Antiguidade: Grécia e Roma desempenharam papeis fundamentais em relação à prática das atividades físicas.

Na Grécia as atividades físicas serviam à formação integral dos homens, os JogosOlímpicos foram o maior legado desse povo à humanidade. Criado em homenagem a Zeus, ocorria de quatro em quatro anos, na cidade e Olímpia. A modalidade de maior destaque foram: provas corrida, deataque e defesa, os esportes equestres, o pentatlo e as provas juvenis e artísticas.

Ainda no período da antiguidade, em Roma, destacavam-se os jogos públicos realizados em grandes circos e anfiteatros, omais famoso deste o Coliseu, palco de lutas dos gladiadores. Interesse também em atividades de banho e natação

3-Idade Média: com a ascensão da Igreja Católica que só encorajavam as atividades religiosas e a mortificação do corpo. As atividades físicas passaram por um período de profunda decadência, sobrevivendo, apenas, por meio da cavalaria.

4-Renascimento: a beleza do corpo, antes pecaminosa, é novamente explorada surgindo grandes artistas como Leonardo da Vinci, responsável pela criação, utilizada até hoje, das regras proporcionais do corpo humano. Consta desse período o estudo da anatomia e a escultura de estátuas famosas como, por exemplo, a de Davi, esculpida por Michelângio. Considerada tão perfeita que os músculos parecem ter movimento. A introdução da Educação Física na escola, no mesmo nível das disciplinas tidas como intelectuais, se deve nesse período a Vittorino R. Feltre. Os jogos com bola foram as atividades físicas mais praticadas nessa época como o futebol, o tênis e o golfe.

2) Qual é a influência que esse conhecimento oferece ao profissional de Educação Física que trabalha com turmas de iniciação esportiva, ao planejar suas aulas?

Compreender nas aulas de iniciação esportiva os fatos ocorridos no decorrer da história permite que seja formado um conhecimento completo da formação da Educação Física e o conhecimento do passado é chave para entender e aprimorar os conhecimentos futuro.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com