TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Historia Da Educação .....

Trabalho Escolar: Historia Da Educação ...... Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/3/2015  •  2.962 Palavras (12 Páginas)  •  185 Visualizações

Página 1 de 12

História da Educação e da Pedagogia

Atividades Práticas Supervisionadas

Profa. Dra. Camila Beltrão Medina

São Bernardo do Campo - SP

2014

Cícera de Melo Lira

Leila C. Araujo de Abreu

Ana Lucia V. C. Rodrigues

Vanessa Nobis de Moura

Gabriella Oliveira Mesquita

7160524537

6790439793

6751348195

6995495763

1299332653

Tutora Presencial – Patrícia Rodrigues Ramos

Atividade Prática Supervisionada da Faculdade Anhanguera Educacional no curso de Pedagogia sob a orientação da Profa. Dra. Camila Beltrão Medina

São Bernardo do Campo – SP

2014

Introdução

O objetivo deste trabalho nos permite entender melhor a História da Educação e da Pedagogia, pois através do conhecimento do passado podem-se descobrir as origens das nossas tradições educativas. Através da Historia da educação passamos a compreender,

A evolução, as mudanças, os processos, o que deixa mais claro a situação da Educação atual. E nos permite também ter um olhar mais crítico na questão da educação.

A educação que estabelecer projetos de mudanças que revê o passado e o presente.

Estudar a educação e suas teorias no contexto histórico. Deve ser entendida como simples fatos da educação e fatos da política e sociais. A educação brasileira tem um principio, meio, fim bem demarcado e facilmente observável. Cada pagina representa um período da educação brasileira cuja divisão foi baseada nos períodos que podem ser considerados como os mais marcantes e os que sofreram as rupturas mais concretas na educação. No nosso caso realçamos fatos da historia da educação do Brasil, fatos da própria historia que não dizem respeito direto a educação, fatos ocorridos na educação e fatos ocorridos na historia do mundo. A pedagogia como teoria da educação buscar equacionar, de alguma maneira, o problema da relação professor- aluno, orientando o processo de ensino e aprendizagem.

História da Educação e da Pedagogia

A História resulta da necessidade de reconstruirmos o passado, relatando os acontecimentos que decorrem da ação transformadora dos indivíduos no tempo, fatos considerados relevantes. A preservação da memória, porém não foi idêntica ao longo do tempo, tendo variado conforme cultura. Na antiguidade para os povos tribais, a história se resumia a contar mitos, os acontecimentos sagrados pela imitação dos deuses (Odisseia de Homero). A partir do VI Platão e Aristóteles buscaram as ideias universais acima da transitoriedade do conhecimento das coisas particulares. Antes deles, porém Heródoto de Halicarnasso ousou abordar a mudança, o tempo, descrevendo de forma grandiosa os fatos para que não fossem esquecidos sendo mais tarde chamado pai da história¨. Outra tendência na Antiguidade foi à compreensão da história como um movimento cíclico ao explicar a ascensão, a decadência e a regeneração dos regimes políticos (Políbio). Na história moderna e Contemporânea o estudo da história foi consolidado no Iluminismo que marcou a queda do Antigo Regime. Os historiadores, devido à revolução Industrial, começaram a ter noção de progresso, o aperfeiçoamento do ser humano, ideias expostas pelo fundador da sociologia August Comte, No século XIV e no início de XX a reconstituição do fato histórico devia ser feita através de técnicas cientificamente objetivas que permitia a crítica rigorosa dos documentos. Outros pensadores da mesma época, como Hegel, inovaram a história acreditando que ela era um processo baseado na contradição dialética (tese, antítese, e síntese). Para Karl Marx a história deveria ser analisada a partir de fatores econômicos e técnicos (infraestrutura) e a luta de classes. Em 1929, na Escola dos Anais, várias gerações de historiadores buscavam o intercâmbio da história com diversas ciências sociais e psicológicas ampliando o campo de pesquisa histórica. Nos anos 1960 foi importante a contribuição de Fernand Brandel; nos anos 1970 Jacques Le Golf deu impulso à nova história ¨. Nas décadas de 80 e 90 os historiadores com o pós- modernismo criticaram os métodos anteriores. Concluindo: cada geração assimila a herança cultural dos seus antepassados e estabelece projetos de mudanças. Estamos inseridos no tempo: o presente não se esgota na ação que realiza, mas adquire sentido pelo passado e pelo futuro desejado. O passado não está morto, porque nele se fundam as raízes do presente. Somos seres históricos, já que nossas ações e pensamentos mudam no tempo à medida que enfrentamos os problemas não só na vida pessoal como também na experiência coletiva. É assim que produzimos a nós mesmos e a cultura a que pertencemos. Se formos seres históricos nada escapa à dimensão do tempo. O tempo é o sentido da vida.

Somos constituídos pela herança cultural dos nossos antepassados e por isso projetamos o futuro com suas mudanças. Conscientizar que o passado nos influencia faz com que estabeleçamos mudanças precisas e realizações projetadas e as metas nos desperta para um caminho já percorrido, pois o tempo é feito de memória. A memória histórica fica registrada, o tempo tem suas mudanças e é com isso que a cada época tudo muda e se transforma, renova e refaz.

Cada geração assimila sua herança cultural com o passado que não está morto, transforma o presente nos levando ao futuro com todas as suas expectativas.

Em Aristóteles (384-332 a.C.) ele também desenvolveu um conceito de educação partindo da ideia de imitação:

O que nos animais e apenas capacidade

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.3 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com