TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Historia Da Educação

Pesquisas Acadêmicas: Historia Da Educação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/8/2013  •  3.231 Palavras (13 Páginas)  •  323 Visualizações

Página 1 de 13

Pedagogia

Psicologia da Aprendizagem

Trabalho elaborado por: Nilza, Eliziana, Fran, Stella, Charlene e Glória do curso de Pedagogia do ano de 2012 na faculdade Anhanguera - Rio Claro - SP.

Este trabalho não poderá ser clonado!

Apresentação

Esta é uma Atividade Prática Supervisionada entregue como requisito para a conclusão da disciplina “Psicologia da Aprendizagem”, cujo nome do trabalho é “Portfólio virtual” que tem como objetivo o levantamento de vários pontos na educação que tem ajudado e influenciado de diferentes maneiras o desenvolvimento humano.

Neste Portfólio contem textos referentes às Teorias de Aprendizagem, Jogos interativos e Fatores que interferem no Desenvolvimento do ser Humano, junto com significações e exemplos dentro dos parâmetros educacionais.

A psicologia tem moldado e ajudado na relação professor aluno e vem trazendo grande resultado na educação e na formação do cidadão autônomo, sendo assim este trabalho traz algumas citações de como a psicologia tem trabalhado dentro dos ares escolares.

Os textos apresentam teorias e seus significados focando o assunto no processo do desenvolvimento humano e os fatores que mais o influenciam. Aborda também as contribuições que os jogos interativos têm trazido para a educação e o quanto isto tem mudado a visão do aluno quanto à escola diminuindo aquele ar de não poder brincar e nem interagir junto com o professor e os outros alunos dentro ou fora da sala de aula.

Contribuições da Psicologia para a Educação.

De acordo com a história e diante dos estudos citados por Platão, Sócrates e Aristóteles a Psicologia é a ciência que estuda o comportamento humano e seus processos mentais, ou seja, ela estuda o que motiva o comportamento humano, o que o sustenta, o que o finaliza, e seus processos mentais, que passam pela sensação, emoção, percepção, aprendizagem, inteligência.

A Psicologia contribui para a educação nos auxiliando na reflexão sobre a pratica pedagógica onde a escola deve ter a consciência que seu papel é atender o individuo promovendo um desenvolvimento global, ondeo educador tem que esta sempre mediando seus alunos para que o mesmo se desenvolva em seu meio social buscando também trabalhar no sentido de diagnosticar o que a criança já sabe através de diversas observações e a partir daí promover situações que irão de encontro com as necessidades de desenvolvimento da criança.A sua contribuição no campo educacional, é um tema cativante e desafiador que permanece atual e proporcionando estudos e pesquisas de vários e renomados cientistas onde ocupa um papel de fundamental importância que tende a intensificar-se cada vez mais.

Quando a psicologia é inserida no espaço educacional prepara os conteúdos a serem ensinados visando estabelecer outros e novos patamares para a compreensão dos fatos que ocorre no dia-a-dia da escola, proporcionando uma reflexão conjunta que possibilitem o levantamento de estratégias para que venha diminuir as dificuldades enfrentadas na educação.

A psicologia também busca mostrar como, através da interação entre o professor e o aluno, é possível a aquisição do saber e da cultura, por tanto o papel do professor nesse processo, é fundamental, pois, ele procura estruturar condições para a ocorrência de interações professor e alunos, que levam à apropriação do conhecimento. Nesse sentido se os educadores souberem através da psicologia como se dá o desenvolvimento da criança, poderá adequar espaço, tempo e conceitos para alcançar este desenvolvimento.

Significados e empregabilidade das teorias nos diversos contextos estudados.

No livro “Psicologia da Aprendizagem” vemos queatravés do uso de diferentes teorias que o educador tem a capacidade de assimilar e ampliar seus conceitos ao criar novas maneiras de transmitir o conhecimento aos alunos.

Algumas teorias são mais rígidas e exigem o esforço e resultado somente dos alunos, já as mais modernas, ou seja, usadas nos tempos de hoje, tem um papel maternal do professor com o aluno, onde o mesmo aproxima-se do aluno e o deixa sentir se mais a vontade para se expressar diante das diferentes situações vividas dentro da sala de aula.

Como é muito importante o estudo do desenvolvimento humano, algumas teorias como a de Jean Piaget, estudam as diferentes fases que o ser humano passa do nascer até o final da vida nos dando visão de como tratar o individuo durante toda vida, esta concepção nos ajuda a se preparar como educador para aproveitar o máximo possível do individuo.

Segundo Lev Vygotsky a criança aprende com o que os adultos demonstram em seu dia a dia, então a preocupação vem de transmitir maneiras e valores morais socialmente aceitáveis para que a criança não crie duvidas e contradições na construção de seus próprios valores, onde estes estudos podem oferecer demonstrações de estímulos adequados para que o indivíduo possa adquirir um maior desenvolvimento, ou seja, com suas características o educador pode desenvolver formas claras de transmitir o conhecimento para a criança sem atrapalhar o desenvolvimento natural da mesma.

De acordo com Bock, Furtado e Teixeira ao analisar estas teorias podemos dizer que elas estão divididas em duas categorias: teorias que definem a aprendizagem pelas suas consequências comportamentais como forças propulsoras da aprendizagem e teorias que definem a aprendizagem como um processo de relação do sujeito com o mundo externo e que tem consequências no plano da organização interna do conhecimento.

Estas teorias são muito usadas para a preparação e possíveis mudanças no tratamento do ser humano e nas interpretações de suas experiências, são utilizadas também para a preparação do educador tanto em sala de aula como também em seu cotidiano pelo fato de vivermos em uma comunidade com diferentes culturas.

Teorias de Aprendizagem.

Teorias

Psicologia

Aspectos Conceituais

Contribuições para o âmbito educacional

Teoria verbal significativa

Os aspectos conceituais têm como objetivo representar relações significativas entre conceitos na forma de proposições, onde a mesma é constituída de dois ou mais termos unidos por palavras para

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.1 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com